Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Opinião

Construindo nossa zona de competência

Uma das maiores causas de fracassos no desenvolvimento de novos negócios são as surpresas e os desafios decorrentes do novo empreendimento. Em muitos casos o empreendedor começa o negócio com muitos sonhos, acreditando na sorte ou em sua capacidade de resolver problemas. Às vezes, no entanto, precisamos de mais do que isso.

Uma forma de diminuir esses problemas é empreender dentro da nossa zona de competência (ou de conforto). Ela envolve um conjunto de competências que temos e que vai ser útil para a gestão do novo negócio. Por exemplo, durante muitos anos trabalhei com comércio. Com essa experiência, desenvolvi competências relacionadas à negociação com fornecedores, planejamento de estoques, atendimento ao cliente, análise de concorrência, treinamento da equipe de vendas, entre outras. Se eu fosse abrir um novo negócio, seria interessante que eu explorasse aquilo que já domino para diminuir o risco do desconhecido.

E se você quiser empreender em um ramo que você não domina? Um caminho interessante é começar a construir a zona de competência necessária. Se deseja abrir um restaurante daqui a dois anos, você pode começar agora a trabalhar como garçom, fazer cursos na área, trabalhar nas férias com aquele seu primo que tem um restaurante no litoral, por exemplo. O importante é não deixar para aprender tudo com o novo negócio. O preço pode ser bem alto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.