Realidade no mercado imobiliário curitibano nos últimos quatro anos, o cenário de retração na oferta de novos empreendimentos deve se manter em 2016, pelo menos neste primeiro semestre. As incertezas políticas, o volume de distratos e os problemas decorrentes da crise econômica – como a alta dos juros e a redução da oferta de crédito – devem fazer com que as construtoras sejam mais cautelosas em relação ao lançamento de novas unidades e concentrem seus esforços no estoque disponível, que era de 10,5 mil unidades em novembro de 2015.
INFOGRÁFICO: número de apartamentos lançados em Curitiba vem caindo desde 2011
Até aquele mês, foram colocados à venda em Curitiba 2,5 mil apartamentos residenciais novos, pouco mais da metade do ofertado durante todo o ano de 2014. Em relação a 2011, período em que a cidade vivia o boom imobiliário, a retração chega aos 85%. Os dados são da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR).
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“Como qualquer outro mercado, tudo vai depender do que a empresa tem em estoque. Se estiver com a prateleira cheia, terá primeiro que arranjar espaço para, então, lançar novos produtos”, ilustra Leonardo Pissetti, diretor de empreendimentos da Swell Construções e Incorporações.
A incorporadora PDG é uma das empresas que tem como foco o ajuste do estoque. Com áreas prontas para receber projetos em Curitiba – um deles comercial, no Centro, e outro residencial, no Champagnat – a empresa irá segurar os lançamentos neste primeiro semestre para trabalhar com os apartamentos já disponíveis para venda, que somam cerca de 600 unidades e R$ 150 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV), de acordo com o gerente da regional Sul, Felipe Sebben.
Lançamentos
Para 2016, a previsão é a de que o maior volume de lançamentos seja ofertado pelas construtoras de pequeno e médio portes, com atuação local. “Ao contrário do que aconteceu com as grandes companhias, em especial com as de atuação nacional, estas empresas não tiveram grandes lançamentos no passado, o que faz com que não tenham problemas de estoque”, explica Fábio Tadeu Araújo, diretor de Pesquisa de Mercado da Ademi-PR.
Neste cenário, deverão se destacar os empreendimentos “de nicho” ou que estejam mais adequados às condições atuais do mercado, tendo como carro-chefe os famosos prédios de bairro – de dois e três dormitórios e metragem privativa entre 60 m² e 120 m².
Umas das empresas que irá lançar dentro deste perfil é a Swell. Além do BonneVie Home & Living, lançado nas últimas semanas de 2015, no Portão, a empresa irá apresentar outros dois empreendimentos em 2016 (ou até o primeiro trimestre de 2017): um nas Mercês, com 43 unidades, e outro na região do Alto da XV, com 47 apartamentos.