O que ninguém quer é "comprar gato por lebre", mostra a quarta edição da pesquisa "As empresas que mais respeitam os consumidores", feita pela TNS InterScience e capaz de dar algumas pistas sobre como garantir comemoração, e não protesto, no Dia Mundial do Consumidor, que ocorre hoje. O preço continua tendo um peso importante na hora de contratar um serviço ou adquirir um produto, mas a conclusão é de que o consumidor está mais consciente de seus direitos e atrás da melhor relação custo-benefício, o que virou objeto de estudos nas empresas. "O consumidor está comprando valor. Ele quer o melhor produto, da empresa que tenha responsabilidade social e o melhor atendimento, tudo pelo menor preço", explica Roberto Meir, especialista em relações de consumo e um dos realizadores do estudo.
A Procter & Gamble, a maior em produtos de consumo do mundo e há 18 anos no Brasil, já descobriu isso. Baseada em reclamações e sugestões dos clientes, a companhia alterou embalagens, acrescentou tamanhos diferentes e lançou novos produtos. A tradicional pomada Hipoglós é um exemplo. Comercializada há mais de 60 anos no país somente em embalagem de 45g em tubo metálico, ganhou tubos plásticos de 90g e 45g e, recentemente, a embalagem de 135g com tampa abre fácil.
Outro estudo divulgado no mês em que se comemoram os 16 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado em 11 de março de 1991 vem da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o instituto Ipsos.
A idéia era saber o que pensa o cliente. A principal constatação também foi a de que o preço é o fator que mais importa na hora de fazer uma compra, item que teve 84% de preferência dos mil domicílios consultados. Logo depois vêm qualidade dos produtos (35%) e atendimento (24%), o que leva a concluir que o empresário deve investir no contato com o cliente. "O comerciante está apertado pela baixa margem de lucro e pela alta carga tributária, então para ser competitivo deve investir no atendimento", explica o economista João Carlos Gomes, analista da pesquisa.
Manual
Empenhada em fornecer instrumentos de defesa ao consumidor, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) vai lançar hoje na Praça Santos Andrade, o "Manual do Consumidor" e o folheto "O que acontece quando se abre uma reclamação". Ambos têm o objetivo de mostrar os direitos do consumidor e quais são as etapas de um processo de reclamação na coordenadoria.
Os técnicos do Procon estarão na praça durante todo o dia, das 9 horas às 17 horas. O atendimento na sede será realizado normalmente, no horário comercial.