Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fique de olho

Consumidor deve ficar atento ao preencher cheque no começo do ano

Os consumidores devem ter cuidado ao preencher cheques no começo do ano, para não esquecerem de substituir "2013" por "2014" no campo da data, adverte a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Nos primeiros dias do novo ano, muitas pessoas se confundem ao escrever nas folhas.

Prevendo esses erros, os bancos irão adotar, em janeiro, procedimentos para checar se os cheques não foram emitidos além do prazo permitido para sua compensação, que é de seis meses.Se for comprovado que houve um equívoco do cliente ao preencher as folhas, o cheque será compensado normalmente.

"A mudança minimizará impactos e transtornos nos serviços de compensação dos bancos", disse em nota o diretor adjunto de operações da Febraban (federação dos bancos), Walter de Faria.Para evitar outros problemas, a Febraban sugere alguns cuidados, como emitir cheques nominais e cruzados; eliminar os espaços vazios; evitar rasuras; controlar depósitos e retiradas no canhoto e nunca deixar cheques assinados no talão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.