Ao contrário do resultado de 2005 quando o consumidor tinha um endividamento médio de 3% da sua renda neste ano ele está com as contas em dia, segundo o Painel de Mercado e Consumo da Apas. Entre os consumidores das classes A e B, a renda média está 1% acima do gasto. O porcentual sobe para 5% nas classes D e E.
Na média, o consumidor gasta 1% a menos que sua renda. "Ele percebeu que teve um grande problema de orçamento e controlou o consumo", diz o vice-presidente de comunicação da Apas, Martinho Paiva Moreira.
A pesquisa mostra ainda que o perfil de compra do brasileiro também mudou. Ele vai mais vezes ao supermercado, para comprar menos coisas não faz mais estoque, como antigamente. "Ele faz reposição", resume Moreira.
De acordo com o painel, o brasileiro vai ao supermercado (e a outros pontos de auto-serviço) em média 4,2 vezes ao mês. E o tíquete médio é de R$ 21,2. No Sul, segundo Fátima Merlin, da Latin Panel, o número médio de visitas aos supermercados é de 4,8 por mês e o ticket médio é de R$ 23. "Apesar de ter poder aquisitivo maior, o consumidor do Sul tem uma grande preocupação em pesquisar o menor preço e é bastante exigente", explica. (CS)
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