Clientes que fazem compras de supermercado pela internet tendem a gastar mais do que aqueles que vão pessoalmente às lojas. No Pão de Açúcar, por exemplo, o ticket médio da internet é oito vezes maior que o da loja. Os clientes do Mercadorama online também costumam gastar mais do que aqueles que vão até a loja. "A tendência é que o consumidor virtual compre mais itens do supermercado quando utiliza a internet. Ele pode aproveitar o valor de um frete para escolher tudo o que precisa", afirma o diretor da divisão de especialidades do Mercadorama, Alexandre Massagardi.
Além disso, as vendas online costumam atrair pessoas de poder aquisitivo mais alto. "É uma classe que já está inserida no sistema de compras pela internet. Além disso, o computador ainda é um artigo de classe média e média alta", diz o diretor regional do Pão de Açúcar no Paraná, Wilson Toledo.
Outro fator que explica o ticket médio maior é a compra de produtos de maior valor. No Mercadorama, por exemplo, bebidas e carnes estão entre os mais vendidos pela internet.
Por isso mesmo, as redes não temem perder o chamado "consumidor por impulso" aquele que não planeja comprar determinado produto, mas o faz depois que o vê. "Se realmente o cliente pode deixar de comprar por impulso, por outro lado ele pode organizar melhor suas compras e não esquecer de coisas que por vezes esquece nas lojas físicas", diz Massagardi, do Mercadorama. Para Wilson Toledo, do Pão de Açúcar, o consumidor que navega pelo site acaba percorrendo o supermercado inteiro, e por isso também compra por impulso. (FL)