A primeira semifinal da Copa da Alemanha já está definida. Será entre os donos da casa, que mandaram a Argentina embora, após vencer as cobranças de pênaltis por 4 a 2, contra a Itália, que massacrou a Ucrânia, de Shevchenko por 3 a 0.
O jogo será disputado em Dortmund, na próxima terça-feira (4), às 16 horas (de Brasília). A outra semifinal será definida neste sábado e sairá dos jogos entre Inglaterra x Portugal e Brasil x França.
Alemanha e Itália chegam embaladas para a semifinal e devem fazer um dos melhores jogos da Copa. Os anfitriões têm o artilheiro Klose, com cinco gols, e a Azzurra tem uma das melhores defesas, com apenas um gol tomado. Somente o ataque dos EUA conseguiu furar a defesa italiana até agora.
No entanto, a Alemanha também não levou muitos gols nesta Copa, apenas três, dois na primeira partida contra a Costa Rica e um contra a Argentina, na partida decisiva das oitavas. A Itália tem a história a seu favor. Nunca perdeu para a Alemanha em Copas do Mundo.
Por outro lado, o time de Jürgen Klismann terá a maioria da torcida nas arquibancadas para tentar acabar com o tabu. Em 1982, na Copa da Espanha, as duas seleções se enfrentaram na final e a vitória foi da Itália, por 3 a 1. Em 1970 o confronto também foi pelas semifinais e deu Itália, 4 a 3. Nos outros dois duelos da história, em 1962 e 1978, os resultados foram 0 a 0.
Agora a equipe comandada por Ballack, Podolski, Klose e Lehmann quer escrever um novo capítulo da história e vencer a Itália. Totti, Toni, Buffon e Gattuso vão tentar impedir o primeiro triunfo alemão em Copas. Será um bom confronto entre os técnicos Klismann e Marcello Lippi.