Mais do que continuar lutando pelo quarto título mundial, a Alemanha enfrenta a Suécia neste sábado, às 12h (de Brasília), para manter uma história particular em Copas do Mundo. Desde a implantação do sistema mata-mata, o país nunca foi eliminado nas oitavas-de-final. O vencedor deste confronto enfrentará México ou Argentina na próxima fase.

CARREGANDO :)

Em 1986, primeiro ano com o novo regulamento, a equipe acabou com o vice-campeonato ao ser derrotada pela Argentina na decisão. Quatro anos mais tarde, obteve a vingança sobre os sul-americanos e conquistou o tricampeonato. Já em 94 e 98, os alemães caíram nas quartas, perdendo para Bulgária e Croácia, respectivamente. Em 2002, novo segundo lugar, desta vez diante do Brasil.

- Não podemos ser eliminados agora. Até mesmo uma derrota nas quartas seria uma verdadeira catástrofe. Queremos ser campeões e não podemos nos contentar apenas com isso - afirma o técnico Jürgen Klismann.

Publicidade

A Suécia, por sua vez, tenta se recuperar da tragédia da última Copa, quando caiu nas oitavas. Depois de terminar em primeiro lugar em um grupo composto ainda por Argentina, Inglaterra e Nigéria, os escandinavos foram surpreendidos por Senegal e disseram adeus à competição muito antes do esperado. O país, entretanto, tenta se vingar dos alemães pela eliminação em casa nas semifinais da Eurocopa de 1992.

- Seria muito bom se eu conseguisse concretizar essa resposta. Eu era um dos treinadores da equipe, e foi uma péssima sensação a de perder uma semifinal tão importante diante de nossa torcida, em Estocolmo - revela o treinador Lars Lagerback.

Para o confronto, o comandante sueco ainda não confirma o retorno do atacante Ibrahimovic. O jogador está recuperado de uma lesão no púbis, mas poderá começar no banco de reservas, dando vaga mais uma vez a Allbäck, autor do primeiro gol do time no empate por 2 a 2 com a Inglaterra. Na Alemanha, Klinsmann saca o zagueiro Huth para a entrada de Metzelder, pronto depois de uma torção no joelho direito. ALEMANHA x SUÉCIA

Local: Fifa World Cup Stadium de Munique (Alemanha)Horário: 12h (de Brasília)Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Brasil)Auxiliares: Aristeu Tavares (Brasil) e Ednílson Corona (Brasil)

ALEMANHALehmann, Friedrich, Metzelder, Mertesacker e Lahm; Schneider, Frings, Ballack e Schweinsteiger; Klose e PodolskiTécnico: Jürgen Klinsmann

Publicidade

SUÉCIAIsaksson, Alexandersson, Lucic, Mellberg e Edman; Linderoth, Ljungberg, Källström e Mattias Jonson; Larsson e Allbäck (Ibrahimovic)Técnico: Lars Lagerback