Arábia Saudita e Ucrânia se enfrentam pela primeira vez na história com um objetivo comum: recuperar-se dos maus resultados obtidos na rodada de estréia do grupo H do Mundial da Alemanha. A equipe do Oriente Médio empatou com a Tunísia após levar um gol no último minuto da partida. Já a ex-república soviética foi goleada por 4 a 0 pela Espanha. A inédita partida será realizada nesta segunda-feira, no Fifa World Cup Stadium, em Hamburgo, às 13h (de Brasília).
Pelo lado árabe, o técnico brasileiro Marcos Paquetá deverá contar com o zagueiro Al Montashari, eleito o melhor jogador asiático de 2005, e com o meia Aziz. Ambos, que não participaram de alguns treinamentos durante a semana, estão praticamente recuperados de lesões que sofreram no jogo de estréia contra a Tunísia.
Mas o verdadeiro reforço que o comandante brasileiro quer ter na partida é nada mais, nada menos, do que a maior estrela da galáxia: o sol.
- Eu gosto de chuva, mas não de jogar na chuva. Assim como o calor prejudica os ucranianos, o frio prejudica o meu time. Precisamos que o sol brilhe - afirma Paquetá, técnico da seleção que não levou nenhum cartão amarelo sequer na Copa até agora.
Vida ou morte
Se na Arábia a seleção quer se recuperar de apenas um empate ruim, na Ucrânia a luta é para apagar a péssima impressão deixada na estréia quando o time levou uma chinelada da Espanha.
Criticados pela torcida e imprensa do seu país durante a semana, os jogadores ucranianos entram em campo sob muita pressão, sabendo que com uma nova derrota dão adeus ao sonho de passar às oitavas-de-final do Mundial.
- Este jogo é fundamental. É a nossa oportunidade, temos consciência disso. E queremos provar que não estamos aqui na Alemanha por acaso ressalta a estrela Shevchenko que, apesar de ser um dos medalhões da Copa, pode esquentar o banco de reservas contra os árabes. O motivo? A péssima atuação diante dos espanhóis, além do mau condicionamento físico.
Se não vai colocar Shev em campo por opção, o técnico Oleg Blokhin não contará com dois jogadores. Além do zagueiro Vashchuk, que cumpre suspensão automática, o meia Oleg Gusev, com uma contusão no joelho esquerdo, também desfalca a equipe.
ARÁBIA SAUDITA x UCRÂNIA
Local: Fifa World Cup Stadium, em Hamburgo (Alemanha)Árbitro: Graham Poll (Inglaterra)Assistentes: Philip Sharp (Inglaterra) e Glenn Turner (Inglaterra)
ARÁBIA SAUDITAZaid, Ahmed Dokhi, Hussein Sulimani, Al Ghamdi, Montashari; Al Kariri, Noor, Al Temyat, Aziz; Sami Al Jaber e Al KahtaniTécnico: Marcos Paquetá
UCRÂNIAShovkovsky; Yezersky, Rusol, Dmitro Chingrinsky, Nesmachny; Husin, Tymoshchyuk, Shelayev e Rotan; Voronin e Shevchenko (Rebrov)Técnico: Oleg Blokhin
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas