Depois de uma boa estréia na Copa do Mundo, a Argentina terá pela frente, nesta sexta-feira, dia 16 de junho, às 10h (de Brasília), um adversário ideal para tentar ficar mais perto da classificação para as oitavas-de-final: a Sérvia e Montenegro, que perdeu o zagueiro Nemanja Vidic no início da semana, e está com apenas 21 jogadores à disposição no elenco. O filho do técnico Ilija Petkovic, Dusan, já havia abandonado a seleção no embarque para a Alemanha. A Gazeta do Povo Online vai acompanhar a partida com o lance a lance.
Os argentinos podem terminar a rodada desta sexta-feira classificados junto com a Holanda, a outra equipe a vencer na primeira rodada do grupo C. Para que isso aconteça, os 'hermanos' precisam ganhar e torcer para que a Holanda derrote a Costa do Marfim, logo depois, às 13h (de Brasília). Se isso acontecer, na última rodada do chamado "Grupo da Morte", marcada para o dia 21, Argentina e Holanda jogarão apenas para definir suas colocações no grupo C.
Apesar do bom desempenho da equipe na vitória de 2 a 1 sobre a Costa do Marfim, o técnico José Pekerman não ficou satisfeito com a dificuldade que sua equipe tinha na saída de bola da defesa para o ataque. Durante os treinos da semana, o meio-campo Lucho Gonzalez foi testado no lugar do volante Cambiasso; foi bem, e ganhou uma vaga no time. Com esta alteração, Pekerman espera ganhar um toque de qualidade na armação das jogadas e mais um jogador para participar da criação ofensiva com Riquelme e Maxi Rodrigues.
- Às vezes, as substituições são conseqüência de muitas horas de treinamento - explica Pekerman.
O técnico argentino ressaltou as qualidades da equipe sérvia e as dificuldades que espera encontrar na partida.
- Eles serão uma equipe dura de enfrentar. Precisam da vitória e têm jogadores importantes, não só o Kezman no ataque, mas também Milosevic e outros jogadores fortes e altos - analisa.
Já a seleção de Sérvia e Montenegro, que tenta superar uma crise interna após a derrota de 1 a 0 para a Holanda, deve chegar ao confronto com duas modificações. O volante Koroman deve entrar no meio, e Ljuboja deve substituir Kezman no ataque. O outro jogador de frente da equipe será o capitão Savo Milosevic, que completará o jogo de número 100 pela seleção de seu país.
- Estamos diante da partida mais difícil de nosso grupo, pois a Argentina é melhor que a Holanda. Hernán Crespo é muito perigoso, o melhor dos atacantes deles. Espero que meus companheiros encontrem uma maneira de pará-lo - declarou o zagueiro Vidic.
O técnico Petkovic afirmou que a Sérvia e Montenegro "não fez as malas para voltar para casa", pois "depende de si mesma" para renovar seu objetivo de alcançar as oitavas com uma vitória sobre a Argentina.
ARGENTINA x SÉRVIA E MONTENEGRO
Local: Arena Aufschalke, em GelsenkirchenHorário: 10h (de Brasília)Árbitro: Roberto Rosetti (Itália)Auxiliares: Cristiano Copelli (Itália) e Alessandro Stagnoli (Itália)
ARGENTINAAbbondanzieri, Burdisso, Roberto Ayala, Heinze e Sorín; Lucho Gonzalez, Mascherano, Maxi Rodriguez e Riquelme; Saviola e Crespo Técnico: José Pekerman
SÉRVIA E MONTENEGROJevric; Gavrancic, Krstajic e Dragutinovic; Duljaj, Nadj, Koroman, Stankovic e Djordjevic; Milosevic e Ljuboja (Kezman)Técnico: Ilija Petkovic