O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou o seu desejo de realizar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, único país sul-americano a ter expressado o desejo de organizar a competição até agora. O presidente da entidade explicou que as autoridades brasileiras terão agora que responder a uma folha de condições para provar que têm condições de sediar um acontecimento tão grande como um Mundial.
Outro aspecto que favorece a candidatura brasileira é o apoio da Confederação Sul-Americana (Conmebol), segundo declarações do dirigente em entrevista coletiva realizada hoje em Berlim. Blatter se mostrou favorável à realização de uma Copa do Mundo na América do Sul, continente que conquistou nove das 17 edições da competição.
Se o Mundial de 2014 for realizado no Brasil, o atual presidente da Fifa terá cumprido seu objetivo de universalizar a competição após a realização de um torneio na Ásia (Coréia-Japão, em 2002), na Europa (Alemanha, em 2006) e pela primeira vez na África (África do Sul, em 2010).
A América do Sul já recebeu a Copa do Mundo em três oportunidades, cuja primeira edição aconteceu em 1930 no Uruguai. Vinte anos depois a competição foi realizada no Brasil e em 1978 o organizador foi a Argentina.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast