No dia 22 de maio, por volta das 19h30, deixei meu carro no interior do Estacionamento Garmatter, no Centro de Curitiba. Assim que minha esposa desceu do carro, o funcionário foi manobrar outro veículo (Gol) e com uma manobra brusca atingiu meu carro, um Marea. A batida danificou o pára-choque e quebrou o suporte do farol auxiliar. Naquele dia, o dono do estacionamento, Ricardo Garmatter, veio até mim e disse que eu seria ressarcido do valor do conserto. Ele afirmou literalmente que sabe que seus funcionários "dão pau" com os carros dos clientes e que isso sempre acontece. No dia seguinte, logo cedo, fiz dois orçamentos para verificar valores e levei até ele. Para minha surpresa, fui muito mal recebido, aparentemente pelo fato de eu ter levado os orçamentos logo no próximo dia. Mas ficou resolvido que ele me pagaria assim que meu carro ficasse pronto. O carro ficou pronto no dia 24 à tarde e então fui levar a nota para que pudessem me pagar. O proprietário me atendeu dizendo que não iria me pagar e que era para eu procurar meus direitos. Como se não bastasse, proferiu palavras de ofensa na frente de outros clientes que ali estavam, me colocando em situação constrangedora.
Luiz Ismael, administrador
Resposta
O referido veículo Marea, dirigido por uma senhora, entrou no estabelecimento, avançou a faixa de Pare sinalizada no chão e não atendeu à orientação do manobrista que estava a postos ao lado da faixa, avisando duas vezes que já estava bom ali. Mesmo assim, ela entrou no pátio, causando o referido acidente.
Por normas internas do estabelecimento, todo veículo que está em marcha ré tem a preferência de passagem. Desta forma, o outro manobrista, que estava fazendo este procedimento com o veículo Gol, esperava que o Marea não avançasse, pois deveria estar sendo manobrado por outro manobrista que conhecesse as normas internas.
Portanto, resta claro e evidente que quem dera causa ao acidente fôra o veículo Marea, sendo este o único responsável por todos os danos e prejuízos assim causados.
Ricardo Garmatter, proprietário do estacionamento
Réplica
Não acredito que exista alguma norma neste estacionamento, uma vez que o próprio proprietário me afirmou que seus manobristas "dão pau" com carros de clientes. Meu carro já estava parado, inclusive desligado quando houve a batida. Em qualquer lugar do mundo, quando vamos fazer uma manobra com um veículo devemos olhar para ver se não há nada que impeça tal ação. Meu carro já poderia estar estacionado que correria o mesmo risco, pois lá eles agem sem responsabilidade. Portanto, já recorri ao Juizado Especial para resolver o caso.
E sabe o que é pior? A dona do outro carro, o Gol, deve ter tomado conhecimento da batida no outro dia, se é que ficou sabendo dela.
Luiz Ismael, administrador
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