São Paulo – Os cartões de crédito recebem o maior número de reclamações de consumidores na área financeira, segundo balanço divulgado ontem pela Fundação Procon-SP. No primeiro semestre, portadores de cartão apresentaram 1.105 queixas ao Procon, o que representa 37,81% de todas as reclamações feitas a instituições ou produtos financeiros. As principais queixas são contra a cobrança indevida de contas na fatura do cartão e em relação ao não-cumprimento de condições estipuladas em contrato.

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No ano passado, os cartões de crédito já eram responsáveis pelo maior número de reclamação de consumidores. Do total de 3.766 queixas contra instituições financeiras, 1.262 (33,56%) eram contra os cartões de crédito. Em seguida apareciam bancos (1.076) e financeiras (384).

Para evitar problemas com o cartão, o Procon recomenda ao consumidor ler atentamente todas as cláusulas do contrato e riscar espaços em branco. No contrato, o consumidor também deve prestar atenção na data de vencimento da fatura, no valor da anuidade e no índice de reajuste, que variam de acordo com o cartão.

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Algumas administradoras cobram juros a partir da data da compra, e não somente após o vencimento da fatura. Portanto, o consumidor deve se informar antes de usá-lo.