Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Classificado

Com autoridade, Alemanha elimina a Suécia

A Alemanha manteve a escrita de jamais ser eliminada em oitavas-de-final de Copa do Mundo. Com uma bela atuação da dupla de ataque Klose e Podolski, os alemães venceram a Suécia por 2 a 0 neste sábado e classificaram-se para as quartas-de-final da competição. Já os suecos repetem a campanha da Copa de 2002, quando caíram diante de Senegal, também nas oitavas. Na próxima fase, os alemães enfrentam, na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, em Berlim, o vencedor do duelo entre Argentina e México, que acontece também neste sábado.

Klose e Podolski desmotam a defesa sueca

O primeiro tempo não poderia ter começado melhor para a Alemanha. O time, que errou alguns passes nos minutos finais, abriu o placar logo aos três minutos. Klose fez uma belíssima jogada, passando por dois defensores com uma ginga de corpo. Isaksson tirou a bola dos pés do artilheiro do Mundial, mas no rebote, Podolski chutou para fazer Alemanha 1 a 0. A bola ainda resvalou em Lucic antes de entrar.

O gol acendeu o time alemão, que quase aumentou o placar aos sete minutos, novamente com Podolski. Porém, na jogada seguinte, Larsson penetrou na área alemã e chutou na rede pelo lado de fora, assustando o goleiro Lehmann. Mas a Alemanha dominava a partida e mantinha a posse de bola no campo sueco. Ballack, aos 10 minutos, chutou de longe, assustando Isaksson.

Aos 11 minutos, em nova bela jogada da dupla de ataque alemã, Klose dominou a bola e, marcado por três suecos, devolveu para Podolski, que só teve o trabalho de desviar de Isaksson para, com um golaço, fazer Alemanha 2 a 0.

Isaksson evita goleada histórica

O segundo gol esfriou a Suécia, que pareceu ter sentido a pressão imposta pelo time de Klinsmann. Apenas Larsson mostrava ânimo em buscar jogadas ofensivas. A Alemanha, por sua vez, tocava a bola e criava mais chances de gol. Como aos 17 minutos, quando o capitão Ballack chutou para boa defesa do goleiro sueco, e aos 23 minutos, quando Schneider, com um chute de longe, mandou a bola à direita de Isaksson.

Aos 30, Klose decidiu arriscar o chute ao invés de servir a Podolski, como nos gols anteriores. Com um toque sutil próximo à pequena área, o atacante obrigou Isaksson a fazer uma grande defesa. Aos 32, Frings arriscou de longe e o goleiro sueco fez nova defesa, pelo alto. Na jogada seguinte, Schweinsteiger arriscou de longe e a bola tirou tinta da trave direita de Isaksson. A situação da Suécia piorou muito quando Lucic foi expulso após fazer falta em Klose.

Ibrahimovic, que estava totalmente sumido na partida, deu seu primeiro chute a gol aos 39 minutos. Lehmann se esforçou para defender. Aos 43, Jonson teve a chance de empatar, mas a defesa alemã aliviou o perigo após o rebote de Lehmann.

No segundo tempo, a Suécia começou tentando pressionar e diminuir a sua desvantagem no placar. Logo a um minuto, Jonson dividiu com o goleiro Lehmann, que conseguiu fazer a defesa sem dar rebote. A Alemanha, com o domínio da partida, apenas tocava a bola e esperava que a defesa sueca abrisse espaços para que saísse em contra-ataques.

Larsson perde pênalti para a Suécia

Aos sete minutos a Suécia teve a chance de diminuir. Ibrahimovic tocou para Larsson na área, e o atacante foi derrubado pelo zagueiro Metzelder. Na cobrança, o veterano Larsson bateu muito mal, por cima do gol de Lehmann, para desespero do time sueco e delírio da torcida alemã. O gol perdido animou os alemães, e Ballack quase ampliou ao nove minutos em belo chute de fora da área. Isaksson defendeu e a bola ainda explodiu na trave.

Daí em diante a Alemanha teve poucos lances de real perigo para os dois goleiros. A Suécia mostrou-se desmotivada após o pênalti perdido, e a Alemanha, percebendo que a partida estava praticamente decidida, apenas tocou a bola e deixou o tempo passar, garantindo a sua vaga entre os oito melhores times do mundo. As exceções foram Schneider, aos 38, acertando a trave sueca, e Michael Ballack, que tentou inúmeras vezes, sem sucesso, vencer o excelente goleiro Isaksson.

ALEMANHA 2 X 0 SUÉCIA

Local: Fifa World Cup Stadium de Munique (Alemanha).Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Brasil).Auxiliares: Aristeu Tavares (Brasil) e Ednílson Corona (Brasil).

Gols: Podolski, aos 3 e aos 11 minutos do primeiro tempo.Cartões amarelos: Frings (Alemanha), Lucic (Suécia), Jonson (Suécia) e Allbäck (Suécia).Cartão vermelho: Lucic (Suécia).

ALEMANHALehmann, Friedrich, Metzelder, Mertesacker e Lahm; Schneider, Frings (Kehl), Ballack e Schweinsteiger (Borowski); Klose e Podolski (Neuville).Técnico: Jürgen Klinsmann

SUÉCIAIsaksson, Alexandersson, Lucic, Mellberg e Edman; Linderoth, Ljungberg, Källström (Hansson) e Jonson (Wilhelmsson); Larsson e Ibrahimovic (Allbäck).Técnico: Lars Lagerback

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.