Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Orientação

Compras para as festas exigem atenção

Está chegando aquele período alegre de Natal e festa de Réveillon, mas as pessoas devem ter atenção na hora de fazer as compras para evitar dissabores nos encontros com parentes e amigos e na hora de trocar presentes, como alertam as entidades de defesa do consumidor. Pesquisar e pechinchar preços, ficar de olho nos juros, pedir nota fiscal e certificado de garantia estão entre as dicas dos especialistas para garantir um fim de ano tranqüilo.

A coordenadora da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), Ivanira Gavião Pinheiro, recomenda evitar as compras por impulso. Para ela, o primeiro passo é fazer uma lista das pessoas a serem presenteadas e as opções do que comprar para cada uma. "De posse da lista, programe as compras e faça muita pesquisa, pois há grande diferença de preços para um mesmo produto entre os estabelecimentos".

Uma pesquisa feita semana passada pelo Disque-Economia, da Prefeitura de Curitiba, mostrou que os produtos típicos de Natal mais procurados em supermercados, como panetones, filtrados e carnes, têm grande diferença de preço de um endereço para outro. O quilo do peru Batavo, por exemplo, teve variação de preço de 36,1%, enquanto uma garrafa de 660 ml de sidra Cereser apresentou uma variação de preço de até 49,1%. O consumidor pode consultar o melhor preço pelo telefone 3262-6564 ou no site www.curitiba.pr.gov.br.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste elaborou uma cartilha de compras de fim de ano, que pode ser acessada no site www.proteste.org.br sob o título " Não compre no escuro" (confira dicas no infográfico ao lado). De acordo com a entidade, é importante conhecer o produto antes de comprá-lo. No caso de eletroeletrônicos, verifique a voltagem, os recursos existentes, se será necessário comprar acessórios e se há assistência técnica autorizada na sua cidade. Teste o produto antes de levá-lo para casa, mas se isso não for possível, faça-o assim que chegar em casa. A compra de brinquedos exige cuidados especiais, para evitar riscos à criança. Verifique se o produto é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e se há mecanismos como fricção, bateria ou pilha para testá-lo.

As embalagens, rótulos e etiquetas dos produtos devem conter informações claras, precisas e sempre em português. Devem, também, indicar a origem, composição, tamanho, volume ou quantidade, modo de uso, eventuais riscos que apresentem à saúde e segurança, além de meio de contato com o fornecedor. Os alimentos e cosméticos devem, ainda, informar o registro, o prazo de validade, o lote ou a data de fabricação.

Para organizar a ceia da véspera do Natal ou na virada do ano, é recomendável determinar o número de convidados para saber a quantidade de comida e bebida que deve ser comprada. A Pro Teste lembra que estamos em um país tropical, e que as frutas frescas podem ser uma melhor opção para o bolso do que outros produtos típicos mais calóricos, como nozes e frutas secas.

Nesta época, também é comum enfeitar a casa com árvore, guirlandas e luzes. Para evitar risco de curto-circuito e até incêndio, verifique se estes últimos produtos são certificados e estão de acordo com as normas técnicas. A embalagem deve informar se os enfeites podem ser utilizados dentro e fora de casa. Escolha produtos com lâmpadas sobressalentes – para uma possível troca – e com fusíveis facilmente acessíveis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.