Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Denúncia

Empresa muda de banco todo ano

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) informou que a Edição Anual de Marcas e Patentes não lhe pertence, nem tem funcionamento autorizado pelo órgão. Na página inicial de seu site, a Edição Anual informa que não possui vínculo com o INPI – o que, segundo a Semapa Marcas e Patentes, de Curitiba, não tem sido suficiente para evitar confusões. A Semapa é uma empresa que fornece assessoria para quem está interessado em registrar sua marca, e recebeu diversas ligações de empresários levantando dúvidas a respeito da publicação.

"Essa história começou em 2003, e a cada ano os boletos são emitidos por um banco diferente", conta Noeli Aparecida Túlio, secretária da Semapa. "No primeiro ano foi a Caixa Econômica. Avisamos o banco e no ano seguinte o emissor mudou."

Desta vez, é o Santander quem está emitindo as faturas. Por meio de sua assessoria de imprensa, o banco informou que "já recebeu informações sobre este caso e trabalha ativamente para identificar se de fato ocorreu fraude e, se confirmada, resolver a questão."

No topo do site do INPI, há um alerta para cobranças indevidas, que cita a própria Edição Anual de Marcas e Patentes, além do Escritório de Propriedade Industrial e do Guia de Marcas Registradas Junto ao INPI, todos com denúncias parecidas. (FJ)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros