República Tcheca e Estados Unidos fazem o primeiro jogo do Grupo E na Copa do Mundo nesta segunda-feira, às 13h, no Auf Schalke Stadion de Gelsenkirchen, em busca da vitória para saltar na frente na luta por uma das vagas nas oitavas-de-final. As duas seleções são adversárias diretas pela classificação, num grupo que conta ainda com Itália e Gana, e quem vencer ficará numa boa situação. Os tchecos ocupam a segunda posição no ranking da Fifa e contam com a habilidade do meia Nedved e os gols do gigante Jan Kohler, de 2,02m, para vencerem os americanos. O técnico Karel Bruckner não sabe se poderá contar com o atacante Baros, que ainda sente dores no pe direito. Além disso, o outro atacante, Smicer, foi cortado, e Sionko, convocado de última hora, começará como titular.
Já na seleção dos Estados Unidos, o técnico Bruce Arena faz mistério e não revela o time e a forma de jogar na estréia. Até o último amistoso antes da Copa, contra Angola, foi com os portões fechados. Ele espera repetir, no mínimo, o desempenho de 2002. Na Copa do Japão e da Coréia, o time americano chegou às quartas-de-final, sendo eliminado pela Alemanha. Os principais nomes do time americano são os meias John O'Brien e Donovan, e o atacante Brian McBride.
As duas seleções já se enfrentaram em Copas, mas os tchecos ainda jogavam ao lado dos eslovacos pela antiga Tchecoslováquia. Na ocasião, os tchecos venceram por 5 a 1. Porém, a subida de produção dos americanos nos anos seguintes deixa o jogo desta segunda sem favoritos.
ESTADOS UNIDOS x REPÚBLICA TCHECA
Local: Auf Schalke Stadion, em GelsenkirchenHorário: 13h (de Brasília)Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)Auxiliares: Amélio Andino e Manuel Bernal (Paraguai)
ESTADOS UNIDOS - Keller; Cherundolo, Pope, Conrad e Eddie Lewis; Mastroeni, Beasley, John O'Brien e Donovan; McBride e Eddie Johnson. Técnico: Bruce Arena
REPÚBLICA TCHECA - Cech; Grygera, Rozehnal, Ujfalusi e Jankulovski; Poborsky, Polak, Plasil e Nedved; Sionko e Jan Koller. Técnico: Karel Bruckner