BERLIM - A vida de Pelé é o tema de uma exposição em Berlim durante a Copa do Mundo. De 6 de junho a 9 de julho, data da final do Mundial, a mostra PeléStation, parte da programação da Copa da Cultura, ficará na Potsdamer Platz, uma estação de metrô no coração de capital da Alemanha, justamente por onde passava o muro.
- São 3.500 metros quadrados que só vão estar em pleno funcionamento daqui a 30 anos. Teremos filmes feitos especialmente para a exposição contando diversos pontos da vida do Pelé. Além disso, há memorabilia do acervo dele mesmo, que escolheu o que seria exposto - diz Marcello Dantas, curador da exposição, considerada a mais completa já feita até hoje sobre o craque.
Há alguns objetos históricos na mostra, como a carteira de atleta profissional da CBD número 08536 de 1957, a faixa de campeão do mundo de 1958, a bola do milésimo gol e até a caixa de engraxate usada por Pelé quando ele tinha entre 7 e 8 anos de idade e trabalhava na estação ferroviária de Bauru.
Para colocar o visitante ainda mais no clima de Copa, o chão da exposição será coberto por grama artificial e uma tela de 40 metros exibirá imagens de torcedores.
A Copa da Cultura é uma parceira do Ministério da Cultura e a Embaixada do Brasil em Berlim que programou cerca de 200 eventos durante o Mundial na Alemanha.