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Cartas & reclamações

Fim de bônus

Depois de manter por anos a prática de recompensar o cliente que levava pessoas a ligar para ele, através da concessão de um bônus semanal correspondente a 10% do valor das chamadas recebidas, a Vivo resolveu, sem aviso prévio, acabar com o benefício para seus usuários. A empresa parece estar também cancelando os "torpedos" gratuitos.

Álvaro Antunes

Resposta

A Vivo informa que foi publicado em jornais de grande circulação do Paraná e Santa Catarina um comunicado público em 29 de abril de 2006, avisando os clientes sobre a suspensão do bônus, que deixou de funcionar de 28 de junho a 9 de julho. A Vivo informa também que desconhece o bônus de torpedos citado na carta.

Réplica

O consumidor avalia que, em ambos os casos, parece ter havido falha de disponibilidade de informações dentro da empresa e na comunicação das mesmas para o cliente. Na dos torpedos, os funcionários responsáveis pelo primeiro atendimento não tinham acesso às informações que resolveriam o problema.

Internet lenta

Tenho ADSL instalado pela Brasil Telecom desde 2003. Em dezembro de 2005 pedi para aumentar a velocidade para 600 kbps. Mas, nas últimas semanas, a velocidade caiu barbaramente nos acessos internacionais. Quando fiz a alteração, medi a velocidade, que era de 454 kbps para donwload e 126 Kbps para upload. A última medição que fiz registrou 93,8 kbps de download e 132,3 kbps de upload. Ou seja, a velocidade real está em 17% do contratado. Contatei a Brasil Telecom e mandaram um técnico. A explicação me estarreceu: "O problema existe e não tem solução. A Brasil Telecom diz que que ninguém pode obrigar a manter a velocidade de 600 kbps e nem a Anatel tem poderes para isso". Contatei com a ouvidoria da operadora e a resposta é de que não podem fazer nada, pois a empresa já havia feito todas as modificações possíveis. Estamos sendo enganados.

Índio Branco, bancário aposentado

Resposta

A Brasil Telecom informa que o acesso a determinado conteúdo da internet pode ser dividido, de forma simplificada, em duas partes: (1) acesso provido pela operadora (ADSL no caso da Brasil Telecom) e (2) rede compartilhada (a Internet propriamente dita). O aprovisionamento da Brasil Telecom é feito de forma a garantir as taxas comercializadas (400 kbps, 600 kbps etc.) no primeiro segmento (acesso ADSL). Entretanto, não há como garantir que estas taxas poderão ser mantidas no restante da rede (Internet), tendo em vista que diversas operadoras e provedores são envolvidos no fornecimento do serviço. Visando manter um serviço de qualidade, a Brasil Telecom tem realizado um trabalho constante de crescimento de links nacionais e internacionais.

Réplica

A resposta não me satisfaz, pois a Brasil Telecom não apresenta solução para o problema. Os técnicos dizem que o problema é muitíssimo grave e está ocorrendo há pouco tempo, talvez uns três meses. Ou seja, o serviço vendido não é cumprido. Não se pode aceitar explicações desse tipo, notadamente que tenho medições feitas onde a velocidade era aceitável.

Ponha a boca no trombone

Envie suas reclamações sobre relações de consumo e sugestões para esta página. Elas serão editadas e publicadas como cartas ou darão origem a reportagens de alerta aos consumidores. Não respondemos a consultas individuais.

Editora Gazeta do Povo Redação – Página Direitos & Deveres – Praça Carlos Gomes, 4 – Curitiba-PR.

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