O Brasil já pode preparar a forra da derrota na final da Copa do Mundo de 1998. A França derrotou a Espanha por 3 a 1 no Fifa World Cup Stadium de Hanover nesta terça-feira e garantiu vaga para as quartas-de-final. Franceses e brasileiros se enfrentam no próximo sábado em Frankfurt.
Equilíbrio e um gol para cada lado em 45 minutos
Os espanhóis mostraram que queriam largar na frente logo aos três minutos. Pernía cobrou falta perto do ângulo direito de Barthez. Os franceses responderam aos 22, quando Henry cruzou e Ribery primeiro, e Vieira depois, por pouco não alcançaram.
Mas coube à Espanha marcar seu gol, após Thuram cometer pênalti bobo em Pablo Ibañez. David Villa cobrou com muita precisão no canto direito de Barthez, que se esticou, mas não alcançou a bola, aos 27 minutos.
Quando parecia dominada em campo, a França empatou. Vieira deu grande passe para Ribery, aproveitando a tradicional defesa em linha da Fúria. O atacante avançou sozinho, driblou o goleiro rival e tocou manso para o fundo das redes aos 40 minutos.
França domina e garante a vaga
A etapa final começou com a França melhor, a exemplo de como havia terminado o período inicial. Malouda teve grande chance aos seis minutos, quando tentou encobrir Casillas, mas o goleiro se recuperou e fez grande defesa. Com isso, o técnico Luis Aragonés tirou o inoperante Raul e lançou Joaquin.
Ainda assim, foi Ribery que continuou atormentando em campo. O atacante deu bela arrancada pela direita e cruzou forte para Henry, mas a defesa da Fúria, assustada, fez corte providencial. À beira do campo, Aragonés se impacientava e chegoua a discutir com Vieira, sendo repreendido pela arbitragem. A torcida da Espanha, em maioria no estádio, já não fazia tanto barulho.
A partida se arrastava até que a França chegou ao gol decisivo aos 38. Após cruzamento, a defesa espanhola desviou e Viera, livre, cabeceou na pequena área. A bola bateu em Sérgio Ramos antes de entrar. E ainda teve tempo para o craque Zidane deixar a sua marca. Aos 47, o meia recebeu passe de Wiltord, driblou o zagueiro Puyol e chutou para fechar o placar. Depois, só despespero em vermelho e festa dos "bleus".
ESPANHA 1 X 3 FRANÇA
Local: Fifa World Cup Stadium de HanoverÁrbitro: Roberto Rosetti (Itália)Auxiliares: Cristiano Copelli e Alessandro Stagnoli (Itália)Gols: David Villa aos 27 e Ribery aos 40 minutos do primeiro tempo; Viera aos 38 e Zidane aos 47 minutos do segundo tempoCartões amarelos: Viera (F), Zidane (F) e Puyol (E)
ESPANHACasillas, Sérgio Ramos, Puyol, Pablo Ibañez e Pernía; Xavi (Marcos Senna), Xabi Alonso, Fábregas e Raúl (Joaquin); David Villa (Luis Garcia) e Fernando TorresTécnico: Luis Aragonés
FRANÇABarthez, Abidal, Thuram, Gallas e Sagnol; Makelele, Vieira, Malouda (Govou) e Zidane; Ribery e Henry (Wiltord)Técnico: Raymond Domenech
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura