Preocupação para o Brasil, só as botinadas. No empate por 1 a 1 entre Holanda e Austrália neste domingo, em Roterdam, os australianos mostraram pouco futebol e muita violência em campo. No amistoso, tiveram apenas um jogador expulso por conivência do árbitro.

CARREGANDO :)

Os holandeses fizeram seu último amistoso antes da estréia na Copa do Mundo, dia 11 de junho, contra Sérvia e Montenegro. Antes deste empate, tinham vencido Equador, Camarões e México. A Austrália ainda testa sua força contra Liechtenstein antes da estréia dia 12, contra o Japão.

Sneijder sai machucado e preocupa

Publicidade

Jogando em casa, com as arquibancadas totalmente laranjas, a Holanda não demorou para abrir o placar. Logo aos 9 minutos, Ooijer mandou um petardo da entrada da área. O goleiro Schwarzer defendeu como pôde, mas a bola sobrou para Van Nistelrooy, que colocou no canto esquerdo.

Dominando a partida, a Holanda levou perigo com Van Persie pela direita e Arjen Robben pela esquerda. A Austrália, que deixou Viduka isolado no ataque, tinha dificuldades para chegar ao gol de Van der Sar. O goleiro, entretanto, foi obrigado a fazer duas belas defesas, uma aos 39, quando Bresciano arriscou de fora da área, e outra aos 41, em cabeçada de Viduka.

Na etapa final, a Austrália conseguiu o empate aos 8 minutos, em pênalti cavado por Mark Viduka. O jogador foi puxado pelo zagueiro holandês, que foi derrubado antes pelo atacante australiano. Na cobrança, Viduka colocou na trave, a bola bateu nas costas de Van der Sar e sobrou para o rebote de Cahill, que tinha acabado de entrar.

A Austrália, então, começou a apelar para a violência para segurar os holandeses. Wilkshire, que já tinha cometido falta por trás no ataque momentos antes, derrubou Van Bommel em entrada dura aos 13 e recebeu o amarelo. Dois minutos depois, pegou Van Bronckhorst quase na bandeirinha de escanteio e foi expulso. Vítima da violência australiana, o meio-campo Sneijder teve de ser substituído e saiu carregado com problemas no joelho esquerdo.

Aos 34, Van Persie quase colocou a Holanda na frente após dominar no peito e bater de primeira da meia-lua. A bola raspou a trave direita de Schwarzer, que só olhou. Aos 44, os holandeses ainda tiveram a chance da vitória em uma falta da meia-lua, quando Grella entrou por trás e poderia ter levado o vermelho. Van Persie cobrou na trave esquerda. O empate estava selado.

Publicidade

HOLANDA X AUSTRÁLIA

Local: De Kuip Stadium, em Roterdam (Holanda)Árbitro: Michael DeanCartões amarelos: Wilkshire (A), Grella (A)cartão vermelho: Wilkshire (A)Gols: Van Nistelrooy, aos 9 minutos do primeiro tempo

HOLANDAVan der Sar, Kromkamp (Heitinga), Mathijsen, Ooijer, Van Bronckhorst (Kuyt), Cocu (Maduro), Sneijder (Landzaat), Van Bommel, Robben, Van Nistelrooy, Van PersieTécnico: Marko Van Basten

AUSTRÁLIASchwarzer, Chipperfield, Craig Moore, Neill, Bresciano (Thompson), Culina, Brett Emerton, Grella, Sterjovski (Cahill), Wilkshire, Viduka (Aloisi)Técnico: Guus Hiddink

Comente os textos e conte sua história no blog da Copa.

Publicidade

Acompanhe a cobertura completa no site da Copa.