A mudança de pulsos para minutos atingiu mais de 2 milhões de usuários de telefone do Paraná. Além da Brasil Telecom, que abrange a grande maioria dos assinantes, a mudança também foi implementada pela Sercomtel, que atende a 75 mil usuários na região de Londrina. Cerca de 20 mil assinantes, de localidades onde não havia condições técnicas de implantação do novo sistema, não terão cobrança em minutos. Eles pagarão apenas a tarifa básica, mesmo que ultrapassem a franquia de ligações, até que o sistema em minutos seja instalado.
Para a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, mesmo que cause alguns transtornos no início da cobrança, a tarifação em minutos tende, de maneira geral, a trazer benefícios para os usuários de telefone. "A vantagem é que a pessoa vai conhecer melhor como é usado seu telefone e como tornar o uso mais racional", avalia. A mudança, diz Ivanira, deve auxiliar principalmente os titulares de contas telefônica que quase não ficam em casa para fiscalizar o uso da linha. "Vai ser possível identificar, pelos números discados, se alguém está abusando, como a empregada doméstica ou os filhos adolescentes", lembra.
A mudança de tarifação vale apenas para as ligações locais para telefone fixo. Ligações para celular e interurbanos já eram cobrados em minutos. A telefonia é campeã de reclamações no Procon. "A conta detalhada também para as ligações locais para telefone fixo vai permitir também que o cliente identifique cobranças irregulares, que hoje não são facilmente constatadas", destaca a coordenadora do órgão.
O consumidor terá, ainda, mais facilidade de comparação com outras operadoras de telefonia, que já faziam a cobrança em minutos. No Paraná, GVT e NET Fone também podem ser consideradas opções para os usuários. Mas a pessoa deve calcular não só o preço da mensalidade, mas o pacote de minutos oferecido e a forma como ele é cobrado. Só a Brasil Telecom e a Sercomtel oferecem os pacotes obrigatórios da Anatel. Fora destas normas, em alguns casos, o minuto é cobrado inteiro, mesmo que a pessoa só use uma fração dele.