• Carregando...

As sopas desidratadas vendidas nos supermercados de todo país têm alta concentração de sal e glutamatos e presença de restos de insetos em suas receitas. A constatação é da associação Pro Teste, entidade de defesa do consumidor com sede em São Paulo, que testou 12 variedades de oito marcas de sopas.

A Pro Teste avaliou sopas em pacotes para seis porções, normalmente chamadas de sopão ou canjão, nos sabores de carne bovina ou frango (com adição de legumes, arroz ou macarrão).

As análises detectaram presença de insetos em todas as marcas. A única amostra sem fragmentos foi o sabor Galinha de uma das marcas avaliadas. Por outro lado, na versão Carne, da mesma marca, foram encontrados 22 fragmentos de insetos em um só pacote. Os fragmentos encontrados foram de carunchos, pragas características de farinhas ou grãos de trigo, arroz, milho e cereais em geral. De acordo com a Pro Teste, a legislação permite a presença de insetos até determinado porcentual. "Mas a presença deles, apesar de não fazer mal à saúde, não pode ser ignorada, pois indica falta de qualidade", diz a associação.

O teste das sopas mostrou ainda que em todos os pacotes havia mais de 2 gramas de sal por porção, o equivalente a dois terços do consumo total diário de sal recomendável. A quantidade de glutamato empregada nas receitas também é considerada alta pela associação Pro Teste. A sopa sabor Carne de uma das marcas, diz a pesquisa, continha 32 gramas de glutamato em cada quilo do produto. As amostras de outras duas marcas continham 31 gramas por quilo. "Os números indicam que os fabricantes estão abusando desse aditivo para intensificar o sabor ou mascarar a má qualidade dos ingredientes usados", avalia a Pro Teste.

Os testes comprovaram a presença de carne e frango, conforme anunciado nas embalagens. As proteínas analisadas foram consideradas satisfatórias, não apresentando sinal de degradação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]