Enviado especial, GELSENKIRCHEN, Alemanha - O brasileiro Luiz Felipe Scolari continua impossível. Nesta quarta, no estádio coberto de Gelsenkirchen, ele conseguiu sua 10ª vitória consecutiva em Copas do Mundo - Portugal 2 a 1 em cima do México - e classificou a seleção portuguesa com 100% de aproveitamento no grupo D da Copa do Mundo. Apesar da derrota, o México também se classificou. Os gols foram no primeiro tempo, de Maniche e Simão para Portugal, e Fonseca para o México.
Dois tempos num só
O primeiro tempo foi dividido em duas partes. Até os 25 minutos, só deu Portugal, mesmo com Felipão tendo poupado alguns de seus principais jogadores, como Deco e Cristiano Ronaldo. E a superioridade foi para o placar logo aos 5 minutos. Simão fez boa jogada pela esquerda, e tocou para Maniche marcar, de primeira.
O México sentiu o gol e passou a jogar mais nervoso ainda. Aos 24, Rafa Marquez, zagueiro do Barcelona, tocou com a mão na bola. Pênalti que Simão converteu: Portugal 2 a 0. A partir daí, os lusos se acomodaram e o México se reencontrou. Aos 27, o goleiro Ricardo já havia feito um milagre mandando a córner um chute de Pardo. Na cobrança, Fonseca descontou de cabeça. Até o fim dessa etapa, só deu México, mas a bola não entrou.
Pênalti desperdiçado
O segundo tempo começou quente. Aos 12 minutos, Miguel repetiu o erro de Rafa Marquez e botou a mão na bola na área. Pênalti, que bravo desperdiçou, chutando longe do gol. A partir daí, o México diminuiu o ritmo e Portugal também não se interessou muito pelo jogo. Quando jegou a notícia de que o Irã havia empatado - Angola vencia e, com isso, ameaçava o México -, aí a partida esfriou de vez e ninguém quis arriscar mais nada.
PORTUGAL 2 X 1 MÉXICO
Árbitro: Michel Lubos(ESL). Assistentes: Roman Slysko (ESL) e Martin Balko (ESL). Cartões amarelos: Perez, Rodriguez, Rafa Marquez, Zinha, Boa Morte, Maniche e Miguel. Cartão vermelho: Perez. Gols: Maniche, aos 5 minutos do primeiro tempo, Simão, aos 24 minutos do primeiro tempo e Fonseca, aos 28 minutos do primeiro tempo.
PORTUGAL - Ricardo, Miguel (Paulo Ferreira), Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Carneiro; Tiago, Petit, Maniche e Figo (Boa Morte); Simão e Postiga (Nuno Gomes).Técnico: Luiz Felipe Scolari.
MÉXICO - Sanchez, Mendez (Franco), Osório, Rafa Marquez e Salcido; Rodriguez (Zinha), Pineda (Castro), Pardo e Bravo; Fonseca e Perez.Técnico: Ricardo La Volpe