RIO DE JANEIRO - Marcos, Zanetti, Roque Júnior, Demichelis e Gustavo Nery; Davids, Rui Costa, Giuly e Petkovic; Morientes e Makaay. Qual treinador não gostaria de contar com um time desses para disputar qualquer competição e ainda ter no banco jogadores como Dudek, Kuranyi, Vieri e Seedorf?
Pois todos eles foram preteridos pelos treinadores das seleções de seus países e não disputarão a Copa do Mundo da Alemanha. No Brasil, o técnico Carlos Alberto Parreira deixou fora o goleiro Marcos, o lateral-esquerdo Gustavo Nery e o zagueiro Roque Júnior, preferindo Rogério Ceni, Gilberto e Cris, respectivamente.
Nas outras seleções cabeças-de-chave, Giuly é a ausência na França, Morientes na Espanha, Kuranyi na Alemanha, Vieri na Itália e Zanetti e Demichelis na Argentina. O futebol carioca, que poderia ter dois jogadores na Copa do Mundo, não será representado. O técnico do Paraguai, Aníbal Ruíz, deixou fora o atacante Ramírez, do Flamengo, assim como fez Ilija Petkovic, da Sérvia e Montenegro, com o meia Petkovic, do Fluminense.
Dois brasileiros naturalizados perderam a chance de disputar o Mundial em cima da hora. As ausências de Eduardo da Silva, na lista da Croácia, e Clayton, na da Tunísia, geraram protestos por parte dos torcedores locais.
Confira a lista dos principais ausentes da Copa 2006
Brasil - Marcos, Gustavo Nery, Roque JúniorFrança - Giuly Espanha - Morientes Alemanha - Kuranyi Japão - Okubo Sérvia e Montenegro - Petkovic Croácia - Eduardo da Silva Holanda - Davids, Seedorf e Makaay Paraguai - Ramírez Itália - Vieri Polônia - DudekPortugal - Rui CostaArgentina - Zanetti e Demichelis Tunísia - Clayton