Brasília Numa reação às crescentes reclamações dos clientes bancários aos órgãos de defesa do consumidor, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) resolveu reagir e vai lançar, nos próximos dias, na sua página da Internet, um sistema de acompanhamento das tarifas bancárias cobradas pelos dez maiores bancos do país. Com o sistema, os clientes terão mais facilidade para comparar as tarifas cobradas por 46 tipos diferentes de serviços prestados às pessoas físicas.
A entidade também está elaborando um código de auto-regulação da atividade das instituições financeiras que terá como primeiro capítulo o tema das tarifas. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Febraban, Mario Sérgio Vasconcelos, o sistema vai padronizar os nomes das 46 tarifas e divulgar, ao lado, a forma como cada banco as denomina no extrato da conta bancária. Hoje, uma das maiores dificuldades dos clientes é comparar os preços das tarifas cobradas por cada banco porque um mesmo serviço pode ter diferentes nomes em cada instituição.
Vasconcelos admitiu que aumentou a preocupação dos bancos com o crescimento das reclamações nos Procons. Mas ponderou que o porcentual de reclamações é pequeno em comparação ao tamanho do setor, que tem "mais de 100 milhões contas, 80 milhões de cadernetas de poupança, 400 milhões de cartões de crédito e movimentação de conta e faz 37 bilhões de transações por ano". "É difícil não ter reclamação num universo tão grande", disse o diretor da Febraban.