Copa do Mundo sempre foi o símbolo de boas partidas de futebol, ou ao menos é o que esperam os torcedores nas vésperas de cada mundial. É o caso do atendente comercial dos Correios, Leonardo César Nery, de 28 anos, que conseguiu sincronizar as suas férias de um mês justamente no período do Mundial da Alemanha. "Tinha a opção de tirar as minhas férias e escolhi os meses de junho e julho para poder acompanhar o mundial", conta.

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Leonardo não se define com um torcedor, prefere o termo "amante do bom futebol". O que não o impede de torcer pelo Brasil na Copa do Mundo. "Vou assistir aos jogos e torcer pelo Brasil no Mundial, mas estou mesmo empolgado com as boas partidas", disse. O atendente comercial entrou nas estatísticas comuns nestes tempos de Copa: assinou há poucos meses a TV a Cabo para acompanhar os jogos do campeonato.

Segundo Leonardo os bons jogos na primeira fase devem ser protagonizados por Holanda e Argentina, no grupo da morte; Portugal e Angola, devido à rivalidade entre o país e sua ex-colônia, respectivamente, e Brasil e Croácia. "Será um jogo difícil para o Brasil", analisa.

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Para ele, a diferença entre o Brasil e as outras seleções é que aqui há uma cultura de vencer. "Não é só o Brasil que tem o futebol no sangue, há outras culturas em que há até uma paixão maior pelo esporte. Mas nós assistimos ao jogo esperando que o Brasil vença, enquanto os europeus, por exemplo, se preocupam que a seleção faça um bom jogo", compara Leonardo.

As grandes ausências da Copa do Mundo, na visão do amante do esporte, são Uruguai, Nigéria, Camarões e Romênia. "Gosto do futebol destes países, mas os classificados são os melhores do mundo e mereceram estar na Alemanha", disse Leonardo, "acredito que esta Copa tem tudo para ser um ótimo campeonato".

Televisores e TVs a CaboAlém da reunião dos melhores jogadores, a Copa do Mundo é uma grande fomentadora da indústria e do comércio. Como nem todos podem ver os jogos lá na Alemanha, os setores que mais crescem nesta época são aqueles responsáveis em trazer os jogos para as casas dos brasileiros.

Segundo o Vice-Presidente de Serviços da Associação Comercial do Paraná, Élcio Ribeiro, a Copa do Mundo produz um aumento considerável na venda de televisores. Se comparar o primeiro semestre deste ano de Copa, com o do ano passado, houve um acréscimo de 20% nas vendas.

Para Élcio além do incentivo de ver os jogos em um televisor novo, as promoções também são atrativas aos consumidores. "As pessoas aproveitam esta época de promoções para comprar o televisor novo", analisa Élcio. "A grande coqueluche deste ano é a TV de plasma de 29, que caiu de R$ 18 mil reais no ano passado para os R$ 8 a 9 mil atuais".

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Quanto às TVs a Cabo, os vendedores de assinaturas concordam com o crescimento, apesar de não falarem em números. A recém união de Directv e Sky pode aumentar a venda de assinaturas da empresa, anunciou a assessoria de imprensa.

Acompanhe a cobertura completa do mundial no site da Copa.

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