Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Copa do Mundo

Zidane recebe críticas e elogios na França

A França acordou nesta segunda-feira com o gosto amargo da derrota, depois de perder a final da Copa do Mundo para Itália por 5 a 3, na decisão por pênaltis. Mas a pergunta no país é: "Por que Zinedine Zidane fez aquilo?" (Clique e veja imagens da cabeçada de Zidane em exposição no site do YouTube. Vídeo é da tv francesa TF1)

Em sua última partida pela seleção, o capitão francês foi expulso por dar uma cabeçada no peito do zagueiro Materazzi - um final infame para uma gloriosa carreira e que o deixou fora das cobranças de pênaltis que decidiram o jogo.

"O anjo azul tornou-se um demônio", disse o jornal Le Parisien sobre Zidane. Mesmo assim, o jornal escreveu "Obrigado" em manchete na primeira página, em homenagem à seleção nacional, que chegou à segunda final em oito anos apesar de ser considerada velha.

A capa do Liberation considerou o resultado "Cruel" e o Le Figaro lamentou o "Sonho Acabado dos Les Bleus". Mas o principal jornal esportivo do país, L'Equipe, criticou Zidane em editorial escrito por Claude Droussent. Ele disse ser difícil perdoar a agressão "estúpida" de Zidane contra o zagueiro italiano Marco Materazzi.

"Zinedine, você sabe, a coisa mais difícil nesta manhã não é tentar entender porque os Les Bleus, seus Les Bleus, perderam a final da Copa do Mundo na noite passada. Mas sim explicar para dezenas de milhões de pessoas no mundo como você se deixou levar e deu uma cabeçada em Marco Materazzi a 10 minutos do final da prorrogação."

"O que devemos dizer aos nossos filhos e a todos aqueles para quem você tornou-se um exemplo para sempre?", perguntou, e depois concluiu: "Como isso pôde ter acontecido a um homem como você?"

O jornal criticou Zidane por não ter ido receber a medalha de segundo lugar depois da partida e para consolar os companheiros que ele decepcionou.

Zidane ainda precisa explicar sua atitude, mas seus companheiros de equipe, que se recusaram a divulgar o que Materazzi disse ao francês, elogiaram a contribuição do jogador considerado o melhor de sua geração.

- Tudo o que quero dizer a Zizou, e acho que a França deve dizer isso, e o mundo do futebol, é 'obrigado' e 'obrigado'. É isso - disse o atacante Thierry Henry.

- Devemos agradecê-lo porque se não tivesse voltado (para a seleção), não teríamos jogado nesta noite aqui - disse o lateral-direito Willy Sagnol.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.