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Movimento na Decathlon do Barigüi: fila de uma hora para pagar no fim de semana. | Eduardo Luiz Klisiewicz
Movimento na Decathlon do Barigüi: fila de uma hora para pagar no fim de semana.| Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz

O Dia dos Namorados foi gelado para o comércio brasileiro: as vendas caíram 9,5% em relação à mesma data de 2015, segundo um indicador da Serasa Experian. Mas, em Curitiba, a maior sequência de dias frios desde 2000 aqueceu as vendas de roupas para o inverno.

Nos últimos dias, chamou atenção o movimento em lojas de artigos para montanhismo, que vendem a chamada “segunda pele” e blusas e jaquetas que garantem algum isolamento térmico.

Na Acampar do Shopping Estação, as vendas cresceram 30% em relação ao mesmo período do ano passado. “Esse crescimento ocorreu exclusivamente por causa das baixas temperaturas, uma vez que no ano passado fez muito pouco frio”, conta o proprietário, Hélio Ricardo Nichele. Segundo ele, esgotaram-se os estoques de alguns tamanhos de segunda pele e alguns tipos de luva.

Clientes estacionaram sobre calçadas e ciclovias nas proximidades da Decathlon do Barigüi.Eduardo Luiz Klisiewicz

Nas duas lojas da Decathlon na cidade, consumidores disputaram cada lote de roupas trazido pelos repositores. Não dava tempo de colocar nas prateleiras: os clientes buscavam pela cor favorita ou o tamanho ideal em caixas colocadas no meio do corredor.

Não há relatos de que alguém tenha chegado às vias de fato, mas, na briga pelos últimos modelos, não faltaram cotoveladas e empurrões no estilo “chega para lá”.

No fim de semana a fila para pagar chegou a uma hora. Também era preciso paciência para estacionar o carro. Nas proximidades da loja da Decathlon no Barigüi, muitos não quiseram esperar por uma vaga e estacionaram sobre calçadas e ciclovias da região. “Sobrou educação por parte dos atendentes da loja, mas não muito dos clientes”, comentou o jornalista Eduardo Luiz Klisiewicz, que passou por lá no sábado.

Mais que fio-dental

Uma consumidora comparou a cena a um supermercado venezuelano: prateleiras vazias e gente quase “se estapeando” pelos últimos itens. “Neste Dia dos Namorados o comércio vendeu mais ceroula que calcinha fio-dental”, brincou.

A procura foi tanta que algumas peças estão em falta. Na segunda-feira (13) à tarde, quem quisesse levar um conjunto de segunda pele na loja da Decathlon do Barigüi teria de “compor” uma calça tamanho G com uma camiseta M, por exemplo. Procurada pela Gazeta do Povo, a rede não conseguiu indicar um porta-voz até o fechamento desta matéria.

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