Com o forte aumento da renda e do crédito no país no início deste ano, o brasileiro encheu mais o seu carrinho de compras. Não apenas adquiriu uma quantidade maior de itens, mas também diversificou e sofisticou a sua lista. E o fenômeno aconteceu em todos os estratos sociais, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel divulgada ontem.Alimentos e bebidas foram os grupos cujo consumo mais cresceu no primeiro trimestre de 2010 contra o mesmo período de 2009. Em número de unidades, as altas foram de 20% e 10%, respectivamente. Em valor, as elevações foram de 15% e 16%.
Em penetração (presença nas compras das famílias no período de um ano), destacaram-se o sorvete, os salgadinhos, o iogurte, as bebidas à base de soja e as massas instantâneas.
Perderam importância na lista o café solúvel, a manteiga, o sabão em pedra, a esponja de aço e a polpa e o purê de tomate.
"Os dados mostram que o consumidor está se permitindo ter acesso a novas categorias de mercadorias, de maior valor agregado. Sobra mais dinheiro para comprar itens que não são só os básicos", explica Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.Na opinião da especialista, o brasileiro está se tornando mais "experimentador" e menos buscador de preços e promoções.
Novos mercados
Se, antes, com o orçamento curto, o consumidor batia perna para comprar barato, agora entende que há vantagens em pagar um pouco mais por um item diferenciado. "Aumentou a consciência sobre o dinheiro", resume Pereira. Segundo ele, na hora de adquirir uma mercadoria, são três os principais critérios levados em consideração pelo consumidor: a conveniência, a praticidade e quanto tal item é saudável.
Abismo
No caso dos alimentos, isso significa que os que têm preparo mais fácil e não são cheios de conservantes e corantes levam vantagem, por exemplo. Na categoria de produtos de limpeza, ganham os mais eficientes. "É importante notar que ainda existe um buraco entre o que é consumido pelas classes A e B e o que as classes C, D e E compram, diz Pereira.
Enquanto os mais ricos estão levando para casa mais requeijão, temperos, sucos prontos e ketchup, os demais brasileiros só agora estão conhecendo o leite fermentado.
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