• Carregando...
Consumo concentrado no fim do ano | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Consumo concentrado no fim do ano| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo
  • Perus abatidos no Paraná representam 1,3% dos frangos que vão para o frigorífico

A crise na economia norte-americana não deve chegar à mesa do brasileiro neste Natal. O setor supermercadista e a indústria de aves natalinas estão prevendo um incremento de 10% a 15% nas vendas com relação a dezembro passado. A única ressalva é com os produtos importados, que devem ser 5% menos procurados. Entre os itens que não podem faltar na lista de compras estão o peru e os frangos de festa. Os criadores, no entanto, estão apreensivos. Como o mercado externo é o principal consumidor do peru produzido no Paraná, os aviários podem receber menos aves a partir do próximo mês.

O setor industrial não confirma, mas pelo menos uma empresa estaria com 12 mil toneladas de peito de peru encalhadas e haveria a previsão de, a partir deste mês, reduzir o abate de frango em 10 mil cabeças por dia. Para o presidente da Associação de Avicultores dos Campos Gerais, Jurandi Marcondes, se a tendência de retração se confirmar é possível que o número de aves alojadas seja reduzido nos próximos meses e, com isso, o lucro dos produtores diminua.

O pecuarista José Roberto Tozato, criador de peru há 27 anos em Ponta Grossa, não acredita que a crise possa afetar os produtores. Segundo ele, no sistema de integração entre produtores e indústria, o contrato não prevê o repasse de prejuízos nem de lucros. "Sempre foi assim. Se o setor ganha, a empresa não divide os lucros, mas se o setor tem prejuízo, nós também não sofremos", ressalta.

O mercado interno ainda é incipiente para absorver a produção de perus. Segundo o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) no acumulado de janeiro a outubro, foram abatidas 13.576.498 cabeças de peru, sendo que foram exportados 20.421.258 quilos da ave. A exportação não seguiu o mesmo ritmo da produção. O crescimento no número de abates, em relação ao mesmo período do ano passado, alcançou 7,43%, enquanto que as vendas externas subiram apenas 1,33%.

"O peru encontra pouco mercado interno. A produção vai praticamente para os embutidos", comenta o criador Márcio Luiz Rickli Sgarbossa. Ele já repassou os lotes de peruas natalinas para a Perdigão e, nesta semana, recebe os machos para exportação.

Se o peru fosse vendido apenas para os brasileiros, os aviários só funcionariam nos meses finais do ano para atender o consumidor que mantém a tradição de comer carne de peru no Natal. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2003, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo per capita anual de peru é de 0,092 quilos, enquanto que cada brasileiro come em média 9,498 quilos de frango por ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]