A crise que se reflete nas bolsas pode mudar o futuro da produção de alimentos como a carne, mostra a 4ª PorkExpo, que reúne cerca de 2,8 mil congressistas em Curitiba desde terça-feira e termina hoje. O evento, direcionado à cadeia de suínos, concentra especialistas em comércio internacional.
A primeira leva de palestras, organizada para oferecer uma avaliação macro sobre as tendências econômicas, teve posicionamentos relacionados à tensão econômica mundial. Os palestrantes plantaram dúvidas entre os produtores sobre as previsões de crescimento do consumo de alimentos em todo o mundo, tendências que pareciam inquestionáveis.
O cenário de crescimento tende a se estabilizar em cinco anos, apontou Gregoire Tallard, pesquisador da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) na Itália. Ao lado do frango, o suíno é visto como uma das fontes mais baratas de proteína do planeta e tenta ganhar mercado nos países em desenvolvimento.
Todas as estimativas passaram a ser relativizadas. O consumo estaria em uma encruzilhada e a tendência deve se definir a partir do momento em que ficar claro o impacto da crise norte-americana em mercados como a China.
Para direcionar a produção para mercados que remuneram melhor, no entanto, o Brasil precisa adequar o sistema produtivo, apontou Kazuo Fukumoto, do Japão. O mercado japonês é um dos mais exigentes e que melhor remunera. Aceita o frango mas rejeita o suíno brasileiro.
O evento transformou o 8º andar do Shopping Estação num parque, com direito a exposição de suínos vivos. Trata-se de animais selecionados para demonstrações genéticas. Entre os expositores, predominam empresas de nutrição e saúde animal. Um série de painéis mostra 140 pesquisas científicas do setor.
A Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), montou um estande onde apresenta resultados de pesquisas genéticas e um quite que ajuda o criador a medir a qualidade do gás gerado em biodigestores. Os congressistas participam ainda de degustações de carne suína.
A PorkExpo ocorre a cada dois anos. A próxima edição deve ser realizada em Foz do Iguaçu, como a de 2006. No ano que vem, Curitiba recebe a AveExpo. Esses eventos são organizados pela AnimalWorld, uma empresa de Campinas (SP) que surgiu na internet mas atualmente publica revistas especializadas e promove discussões técnicas.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast