Curitiba Reduzir de 40 dias para 15 ou 20 minutos o tempo médio necessário para se abrir uma empresa. A proposta é ambiciosa, mas poderia se concretizar com a criação do chamado "CNPJ Online" por parte da Receita Federal. É o que diz o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba), Narciso Dóro. A modernização do processo de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ, foi a principal reivindicação de uma manifestação realizada ontem em Curitiba.
Cerca de 500 contabilistas munidos de faixas e apitos caminharam pela rua XV de Novembro passando pelas sedes regionais da Receita Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Eles querem que a Receita adote para a inscrição no CNPJ o mesmo mecanismo que há quase três anos é utilizado pelo governos estadual para a inscrição no ICMS e pela prefeitura de Curitiba para a concessão de alvarás comerciais. Nesse modelo, o contabilista recebe uma senha para acessar o sistema pela internet e pode inscrever a empresa de seu próprio computador.
Os contabilistas também protestaram contra o excesso de burocracia e a lentidão no atendimento prestado pela Receita e pelo INSS. "Hoje, um empresário que não conseguiu retirar pela internet uma certidão negativa precisa amanhecer na fila para pegar o documento", reclama Dóro.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast