O caminho que leva o empresário industrial brasileiro até o chinês, ou vice-versa, vai desde um simples contato via internet a viagens bem planejadas, com roteiro de negócios definidos com boa antecipação. O consultor Ricardo Dellamea, do Sebrae, conta que os pequenos empresários normalmente encontram fornecedores em sites como o alibaba.com, que reúne mais de 600 companhias de todo o mundo, de diversos tipos de produtos. "O investimento com viagem acaba sendo muito alto para os pequenos", diz ele.

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Missões

Para quem pode, são comuns as missões empresariais promovidas por federações. O consultor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Elias Antunes, organiza duas dessas viagens por ano só para empresários do estado. "O Brasil está acordando para a China em todos os estados. A conscientização de que é preciso pelo menos conhecer como eles trabalham e quais as vantagens que eles podem nos oferecer é crescente, mas ainda é pouco perto da quantidade de chineses que vêm para cá. O empresário tem de ver esse tipo de viagem como um investimento, não como um gasto", afirma.

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Também acontece de as empresas serem encontradas pelos chineses. Marlise Zonta, trader para Ásia da exportadora e beneficiadora de madeira Nova Forest, conta que é comum os chineses entrarem em contato após conhecerem a mercadoria no Porto de Paranaguá. "Eles passeiam pelos armazéns, vêem os produtos e procuram contato. Alguns já ligam dizendo: vi que você enviaram tal madeira para a empresa do fulano", comenta. (PK)

Serviço – Alibaba – site de comércio exterior: www.alibaba.com. Centro Internacional de Negócios – Fiep (a próxima missão para a China acontece em abril): 41 3271-9102. Câmara de Comércio Brasil-China: (11) 2885-7172.