Pela primeira vez desde que o iPhone foi lançado, há seis anos, a Apple parece estar se colocando numa posição defensiva em relação à concorrência. Antes a líder absoluta do mundo da tecnologia, quando nem sequer se deixava comparar às rivais, a empresa agora tenta convencer o consumidor que continua sendo dona do melhor smartphone do mercado.
Os sinais disso vieram nos dias próximos ao lançamento do Galaxy S IV, da Samsung: um dia antes, o diretor de Marketing da Apple, Phill Schiller, deu uma entrevista à Reuters atacando o Android e dizendo que o S IV viria com um sistema operacional antigo. Dois dias após o lançamento, a Apple lançou um novo site chamado "Por que iPhone", onde defende o seu aparelho.
A entrevista de Schiller acabou sendo um tiro pela culatra. O Galaxy S IV veio com o último Android disponível, portanto não atrasado. "Uma vez uma empresa com um futuro incerto, a Apple tornou-se o cara. Anos atrás, ela facilmente zombava da Microsoft com a campanha Eu sou um Mac, você é um PC, mas os dias de atirar nos incumbentes acabaram. Por causa de sua posição no topo, a Apple deveria ter a graça de não criticar seus concorrentes, especialmente quando essas críticas são sem graça e enfraquecidas pelo erro", escreveu Jean-Louis Gassée, do blog Monday Note, num texto que repercutiu bastante na blogosfera americana.
O argumento geral de Gassée é que a Apple está perdendo a guerra das palavras e o controle sobre a narrativa da empresa um problema mais de relações públicas do que dos seus produtos. Há quem discorde, como John Gruber, o mais famoso dos blogueiros pró-Apple. "O desejo pela narrativa ó, como a toda poderosa Apple caiu é tão forte que a narrativa está sendo declarada como um fato, e as evidências em contrário que se danem. É relatada como verdadeira simplesmente porque querem que seja verdade. Eles estão declarando: O rei está morto, viva o rei, não porque o rei realmente morreu ou abdicou do trono, mas porque eles estão entediados com o rei e querem escrever a história de uma nova coroação", escreveu Gruber.
Os números, no entanto, não concordam totalmente com Gruber. O Galaxy S III tornou-se o smartphone mais vendido da história, com 50 milhões de unidades comercializadas. O Andoird é hoje, de longe, o sistema operacional mais usado no mundo, e a participação de mercado da Apple está encolhendo globalmente.
Fora isso, é possível que de fato a Apple esteja entregando produtos menos atraentes que os concorrentes. Nomes famosos do mundo da tecnologia declararam nos últimos meses que estavam trocando o iPhone por um celular Android, entre eles Robert Scoble, Guy Kawasaki e Andy Ihnatko, todos ex-fanboys da Apple.