Ainda é possível escapar do Leão do Imposto de Renda e receber a restituição este ano. O próximo lote, o último de 2008, será liberado no dia 15 de dezembro. Para isso, quem ficou preso na malha fina precisa fazer a retificação da declaração até o dia 20, segundo alerta o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir. "Se o contribuinte percebeu que fez algum erro, ainda há tempo para corrigir. A recomendação é para que ele faça isso o quanto antes", diz Adir.
Ficam presos na malha fina aqueles documentos que foram enviados com informações erradas ou incompletas. O principal motivo, segundo o próprio supervisor, é a omissão de rendimentos do próprio declarante ou dos seus dependentes 65% dos casos. Também é um erro comum a informação errada de despesas, quando o valor declarado não é o mesmo que a Receita Federal tem no banco de dados. "Todas estas informações podem ser corrigidas", explica a contadora Ana Maria Golas. "Em alguns casos, é possível que o valor a pagar ou a restituir mude."
Com o número do recibo de envio e o CPF, o contribuinte pode verificar no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) se há alguma inconsistência de dados na sua declaração. A retificação, explica Ana Maria, deve ser feira no mesmo modelo daquela entregue no início do ano simplificada ou completa.
Quem enviou a declaração pela internet, utilizando o programa da Receita Federal, deve abrir o documento enviado e responder sim à pergunta "Esta declaração é retificadora?", que aparece logo no início. Assim, o próprio programa abre um campo para que seja informado o número do recibo da declaração anterior. Depois disso, basta incluir as informações que faltavam, ou corrigir as incorretas, e transmitir novamente o documento utilizando o programa Receitanet. Quem entregou a declaração em formulário de papel precisa baixar o programa, escolher a declaração simplificada e enviar a retificação.
Lotes
Dos 24,2 milhões de trabalhadores que entregaram a declaração neste ano, 8,5 milhões já receberam a restituição. Na última segunda-feira a Receita liberou a consulta ao sexto lote do IR 2008. A informação já está disponível no site do órgão ou pelo telefone 146 nos dois casos é preciso informar o CPF.
* * * * * *
Interatividade
O que você pretende fazer com a restituição do Imposto de Renda?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Veja onde estão os pontos considerados mais críticos nas rodovias brasileiras
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast