Mais de 24 milhões de contribuintes devem prestar contas à Receita Federal até o fim deste mês.
Recibos e comprovantes na mão, programa do Imposto de Renda na tela. Teoricamente agora é só preencher o formulário. Mas basta a auxiliar de escritório Andrea Schuchman começar... "Conforme a gente vai fazendo, sempre vão surgindo as dúvidas".
A tecnologia ajudou a tornar o processo mais eficiente, só não conseguiu acabar com as dificuldades do contribuinte. Com tantos detalhes, regras e novidades que surgem a cada ano, impossível não aparecerem as dúvidas.
Num posto da Receita Federal, auditores estão preparados para resolver até o mais complicado dos problemas. Mas quem aparece, em geral, não traz dúvidas assim tão "cabeludas".
"A maioria dos casos que nós atendemos aqui na Receita são de contribuintes que querem saber quais são as condições que obrigam a fazer a declaração", conta o auditor fiscal da Receita Federal Luiz Marcelo Turazza.
É basicamente quem ganhou mais do que R$ 17.215 em 2009. Quem recebeu menos do que isso, mas, na época, tinha bens que somavam mais de R$ 300 mil também tem que prestar contas ao Leão.
Ela também ficou sabendo que além dos pais, podem entrar na lista de dependentes o cônjuge, e os filhos e enteados de até 21 anos, ou até 24 anos se eles estiverem na faculdade.
"Se eventualmente o dependente tiver renda, a renda do dependente será somada à renda do titular", esclarece Turazza.
Para declarar o valor do carro, Andrea faz uma pesquisa. "Eu avalio de acordo com o preço de mercado".
"O procedimento não é esse. O procedimento é declarar os bens pelo valor de aquisição", corrige Turazza. O mesmo vale para os imóveis.
Lucia sabe que não dá pra inventar despesas médicas. Os recibos precisam ter o CPF do médico, do dentista ou CNPJ da clínica, hospital, laboratório e do plano de saúde.
"Se alguém fizer uma dedução sem comprovação ela já começa com uma multa de 75%. E se caso seja constatado realmente a fraude essa multa passa pra 150% desse valor", alerta Wagner Pagliato, professor de contabilidade.
Jane agradeceu a ajuda, mas não gostou do resultado final.
"Contava com um valorzinho a ser restituído e não ter que pagar".