O prazo para declarar o imposto de renda terminou na última sexta-feira (29). Mas, o contribuinte que não conseguiu entregar a declaração a tempo já pode acessar o site da Receita Federal e regularizar a situação.
A principal mudança no programa de declaração é que depois do prazo, ao preencher o documento, uma multa por atraso será aplicada. A multa mínima para quem perdeu o prazo é R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
De acordo com Paulo Sérgio Miranda, Chefe do Serviço de Orientação e Análise Tributária da Receita Federal de Mato Grosso, a expectativa de declarações previstas para o estado foi cumprida. Segundo ele a estimativa era de 350 mil declarações entregues neste ano e cerca de 349 mil foram feitas.
"Isso não quer dizer que todos estejam em dia porque esse ano houve a opção de entregar a declaração incompleta, para não pagar multa", afirma Paulo Sérgio. Ele lembra ainda que o contribuinte que escolheu essa opção deve retificar sua declaração o mais rapidamente possível já que se cair na malha fina e for intimado, ele não poderá mais complementar os dados. "O contribuinte deve se regularizar o quanto antes, porque se demorar ele pode ter complicações", observa.
Em 2010 um total de 18% de declarações foram feitas na primeira semana de maio, o que significa que foram feitas depois do prazo. Por isso, há previsão de que mais pessoas prestem contas à Receita em Mato Grosso.