Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
importações

Controles cambiais paralisam importações da Argentina

Os controles oficiais do mercado de câmbio da Argentina paralisaram todas as importações realizadas pelo país, nesta quarta, inclusive as de produtos brasileiros, segundo informou à Agência Estado, o diretor de Relações Institucionais da Câmara de Importadores da República Argentina (Cira), Miguel Ponce. "As operações de comércio exterior ficaram paradas durante todo dia em decorrência dos problemas relacionados com a compra e venda de dólares", disse Ponce. Segundo ele, após negociações com o titular da Receita Federal argentina, Ricardo Echegaray, as importações começaram a ser permitidas após as 17h (de Brasília). "Foi uma situação muito incômoda porque ninguém sabia das novas exigências de documentação", reclamou.

Como parte da estratégia oficial para controlar o câmbio e frear a fuga de divisas, o chamado Sistema Informático María (SIM), usado pelos despachantes da alfândega para registrar as operações de comércio exterior, incluiu a exigência de "apresentação prévia de cópia certificada de toda documentação bancária envolvida na transação, para sua análise pelas áreas centrais da AFIP (Receita Federal)". Pelos novos requisitos, a importação ou exportação só podem ser realizadas após análise da documentação por parte da Receita. A nova norma engessou o sistema e produziu inúmeras dúvidas sobre sua interpretação, já que não estabelece quem deve certificar a cópia.

Para os operadores, a norma é muito mais grave que as licenças não automáticas porque envolve uma tramitação burocrática adicional. Segundo Ponce, a promessa do titular da Receita é de normalizar as operações. Porém, há dúvidas no mercado, já que a manobra contribui para reduzir a fuga de capitais, principal alvo do governo desde o final de outubro, quando foram lançadas várias medidas para controlar o mercado cambial. Porém, as medidas alimentam ainda mais a desconfiança sobre o futuro do peso argentino e das políticas do governo reeleito da presidente Cristina Kirchner.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.