Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reflexo

Cooperativa do Oeste tenta reduzir salário

Os 4.340 funcionártios da Cooperativa Agroindustrial Consolota (Copacol), com sede em Cafelândia (Oeste do estado) decidirão hoje, em assembléia, se aceitam proposta feita pela direção, de redução de até 20% da jornada de trabalho e do salário para enfrentar a crise. A cooperativa, que tem na avicultura sua principal atividade, já reduziu em 15% o abate, para 240 mil frangos por dia.

Segundo a assessoria de imprensa da Coopacol, a proposta tem o objetivo de evitar demissões e os cortes de salário serão gradativos, dentro de um prazo de seis meses, e poderão ser menores que o teto estipulado. Muitos abatedouros da região Oeste, maior pólo produtor do estado, já demitiram funcionários. Domingos Martins, presidente do sindicato empresarial, diz que não "há a tendência" de demissões em massa no setor.

Mauri Viana, presidente da Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado do Paraná (Fetracoop), critica a proposta da redução salarial, classificando-a de "terrorismo da empregabilidade". Ele defende que, se for necessário, a cooperativa demita os trabalhadores, pagando os direitos legais, e os recontrate quando as exportações forem retomadas. (VD)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.