Santo Antonio da Platina A Cooperativa Integrada tem planos para instalar no Norte Pioneiro uma usina de álcool que terá capacidade de processar dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Segundo o presidente da cooperativa, Carlos Murate, o projeto deve criar mais de 10 mil empregos na região. Um estudo técnico vai decidir em que cidade a nova industria será instalada.
De acordo com Murate, para conseguir esses dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar será necessário ocupar quase 30 mil hectares com a cultura. No entanto, Murate descarta a substituição de áreas que tradicionalmente são ocupadas com soja ou milho pela cana-de-açúcar. A intenção da cooperativa é usar áreas que estejam ocupadas com pastagens.
O Norte Pioneiro foi escolhido por conta das terras férteis encontradas na região que, de acordo com estudos, produzem o dobro de cana-de-açúcar dos solos do Noroeste, região que concentra o maior número de usinas no Paraná.
Depois de instalada, a usina da Integrada será a sexta unidade do gênero no Norte Pioneiro. As outras indústrias estão em Jacarezinho (duas), Ibaiti, Bandeirantes e Cambará. Em breve, a cooperativa deve chamar os agricultores para um encontro com o objetivo de explicar os detalhes do projeto.
Legislação
Para o deputado Abelardo Lupion (PFL), que participa das discussões, será necessário pedir, junto ao governo estadual, uma mudança na legislação fiscal sobre a industrialização da cana-de-açúcar que atualmente destina a integralidade do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o município onde o parque industrial está instalado. "Isso não tem cabimento. O ICMS deve ser repartido de forma igualitária entre todos os municípios que fornecem a matéria-prima para a usina."
Para o deputado, o Norte Pioneiro dispõe de áreas suficientes, sem causar desequilíbrio nas demais culturas. "Não interessa para a Cooperativa Integrada que os agricultores deixem de plantar soja e milho para cultivar cana. Buscamos novas áreas, principalmente solos ricos, ocupados atualmente com pastagens", observa Carlos Murate.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast