Líderes do G20 convenceram investidores de que estão unidos de forma suficiente para sustentar um rali de tomada de risco nesta sexta-feira, motivando as bolsas de valores da Ásia, que fecharam em alta pelo quarto dia consecutivo.

CARREGANDO :)

Às 7h54 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne as principais bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,67 por cento, para 263 pontos.

A bolsa de Tóquio encerrou no maior patamar em três meses, impulsionada por otimismo em relação à economia norte-americana e por intensas compras estrangeiras de exportadores blue chips como a Sony.

Publicidade

O retrocesso do iene beneficiou as ações de companhias do setor automotivo como a Toyota Motor. O indicador Nikkei ganhou 0,34 por cento, para 8.749 pontos.

A percepção de uma coordenação política global alimentos um otimismo nos investidores, assim como sinais de recuperação econômica ao redor do mundo segundo dados no mês passado, como o índice do setor manufatureiro chinês, que em março apontou expansão pela primeira vez desde setembro de 2008.

As perspectivas sobre o médio prazo melhoraram após o G20 ter prometido 1,1 trilhão de dólares em recursos adicionais com a intenção de fortalecer o financiamento do comércio global.

"Nós esperávamos muita discórdia entre Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha, com a China interferindo também, mas eles parecem ter saído do evento como um grupo unido, aparentemente na mesma página", disse Dwyfor Evans, estrategista da State Street Global Markets, em Hong Kong.

"Isso significa que há uma coordenação política e não uma discórdia política."

Publicidade

Os mercados acionários globais têm avançado em ritmo forte ritmo há quase um mês, particularmente na Ásia, e alguns operadores debatem a necessidade de se fazer uma pausa e travar parte dos ganhos.

A bolsa de Sydney registrou valorização de 1,51 por cento, enquanto Taiwan subiu 1,02 por cento e Cingapura subiu 0,97 por cento.

As ações em Seul ganharam 0,53 por cento e as de Hong Kong avançaram 0,16 por cento.

Na contramão, o índice de Xangai recuou 0,23 por cento.