A preparação para a Copa do Mundo impulsionou o crescimento da receita bruta nominal do setor de serviços prestados às famílias em maio ante maio de 2013. A alta foi de 11,6%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quinta-feira, 17, a Pesquisa Mensal de Serviços.
No segmento de serviços de alojamento e alimentação, o aumento foi de 11,8%. Nos outros serviços prestados às famílias a alta foi de 10,1%. "Acho que já tem aí algum efeito de Copa do Mundo, um efeito preparatório. Serviços de alojamento e alimentação atingiram um patamar de 11,6%. E os outros serviços prestados às famílias têm aí muitas empresas de organizações de eventos culturais, esportivos, então pode ter aí um preparatório para a Copa", apontou Roberto Saldanha, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.
Outro segmento beneficiado foi o transporte aéreo, que registrou expansão de 16,5% em maio. "No caso do transporte aéreo, embora ele tenha tido uma taxa menor do que a de abril (18,3%), ainda está num crescimento nominal muito acima da média, muito bom. Teve uma parcela sim do efeito Copa, já na sua fase preliminar, porque não tivemos um evento em maio que justificasse esse crescimento, nenhum feriado, nada disso", contou Saldanha.
O IBGE anunciou hoje que a receita bruta nominal do setor de serviços subiu 6,6% em maio, ante igual mês de 2013. A receita bruta do setor acumula alta de 7,7% no ano e elevação de 8,2% em 12 meses.
Governo recua e revoga ato da Receita Federal sobre fiscalização do Pix
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast