Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oportunidade

Copa aquece mercado de cursos de inglês

Edgar Grossi, maior franqueado da rede Wizard do Brasil, com dez escolas no Paraná e em São Paulo | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Edgar Grossi, maior franqueado da rede Wizard do Brasil, com dez escolas no Paraná e em São Paulo (Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo)

Faltando apenas 500 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, as principais franquias e escolas de idiomas do país estão apostando alto no crescimento de unidades e de alunos. Somente a Fisk, escola que tem mais de mil unidades no país (68 no Paraná), vai abrir 50 escolas em 2013.

De olho nos 600 mil turistas estrangeiros que vão desembarcar no país em 2014, as franquias querem conquistar novos estudantes, principalmente aqueles que vão lidar diretamente com o público: taxistas, vendedores, garçons, recepcionistas, vigilantes, policiais e auxiliares e de limpeza, perfil diferente dos tradicionais executivos e estudantes que atualmente lideram a presença nas salas de aula.

"Estamos sentindo o aumento na procura de pessoas interessadas em estudar e se qualificar para estes eventos", conta o Christian Ambros, diretor da Fundação Fisk, atualmente com 500 mil alunos matriculados. A expectativa de crescimento em 2013 é de 15%.

O grupo Multi, dono de dez escolas de idiomas e profissionalizantes como as redes Wizard, Yázigi, Skill, Microlins e People, registrou expansão média de 20% nos últimos anos e, segundo Arno Krug Junior, diretor de expansão do grupo, vai continuar crescendo no mesmo ritmo.

O plano de expansão é agressivo. Com 3 mil unidades em todos os estados brasileiros, a empresa pretende abrir mais 400 em 2013, ampliando em 15% a oferta de vagas para estudantes. "O cenário é positivo. Crescemos acima do PIB e vamos continuar crescendo. O brasileiro, principalmente a nova classe média, está consumido mais educação", diz.

Mercado regional

Depois do Sudeste, o Sul do país é a região que mais concentra a abertura de novas escolas pelas empresas de idiomas. Nos próximos dois anos, o grupo Multi quer abrir 100 unidades da Região Sul, sendo 20 apenas em Curitiba e Região Metropolitana (RMC).

Na Fisk, Sul e Sudeste registraram os maiores índices de expansão da rede. Segundo Christian Ambros, atualmente existem 40 mil alunos matriculados em escolas da Fisk no estado. "A meta é aumentar em 10% a 15% em 2013", diz.

O casal Edgar e Débora Grossi são os maiores franqueados da rede Wizard do Brasil. Eles mantêm dez escolas ativas (seis em Curitiba, duas em Maringá e duas em Jaú, no interior de São Paulo), cerca de 12 mil alunos, e têm planos de crescer nos próximos anos.

Segundo Edgar, Curitiba tem potencial para abrigar até quatro novas escolas da Wizard, nos próximos dois anos. "A demanda está crescendo muito rápido, a classe C está impulsionando o mercado, e vamos precisar investir", explica. Para ter uma ideia do crescimento do mercado curitibano, o empresário cita o caso da escola do bairro Jardim das Américas. "Ela foi ampliada três vezes nos últimos anos, por causa da demanda. Atualmente, só aquela unidade tem 2,5 mil alunos", conta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros