LONDRES - A Copa do Mundo era esperada como uma grande alavancadora da venda de televisores de alta definição (High-Definition TV, ou HDTV) , especialmente na Europa. Mas um relatório divulgado nesta quinta-feira mostra que esse plano de marketing tende a fracassar pelo atraso no desenvolvimento de tecnologia dos conversores (aparelhos, parecidos com os de TV a cabo, que receberão o sinal digital).
Segundo a empresa de pesquisa de marketing Screen Digest, cem mil domicílios europeus assistirão aos jogos da Copa em alta definição. Os conversores estão chegando agora, diz o relatório, e a apenas três meses do evento, falta tempo para colocá-los em muitos domicílios.
A empresa calcula que até 2010 haverá 50 milhões de televisores prontos para receber imagens de alta qualidade e cerca de 11 milhões de domicílios assistindo à TV em alta definição.
Nos Estados Unidos, já há um número equivalente de telespectadores de TV em alta definição.
Apesar de não impulsionar as vendas como se imaginava, a Copa deve servir de vitrine para a nova tecnologia, que deverá estar espalhada por bares onde os torcedores assistirão aos jogos.
A emissora britânica BBC, a alemã Premiere AG, a francesa TPS e a italiana Sky Italia transmitirão os jogos com sinal digital, mas, sem os conversores certos, nem todos os donos de aparelhos HDTV receberão o novo formato.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast