A estatal paranaense de energia elétrica Copel anunciou nesta quinta-feira que o seu Conselho de Administração aprovou a compra de 49,9 por cento de participação acionária em parques eólicos no Rio Grande do Norte, com capacidade total de 84 megawatts (MW).
A negociação envolveu quatro parques eólicos: o Farol terá 20 megawatts de capacidade, Olho D'Agua e São Bento do Norte terão 30 MW cada e o parque Boa Vista terá 14 MW de capacidade, disse a Copel.
Todos os empreendimentos comercializaram energia no 2o Leilão de Fontes Alternativas, realizado em 26 de agosto do ano passado e estão em fase de implantação.
O valor da aquisição -- que representa a primeira inserção da companhia no segmento de energia eólica-- não foi divulgado.
Segundo comunicado da companhia, as parcelas dos ativos adquiridos pertenciam anteriormente à Dreen Brasil Investimentos e Participações. A empresa é subsidiária da Galvão Energia.
A Copel lembrou ainda que o negócio ainda está sujeito à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No final de março, o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, havia afirmado em entrevista à Reuters que a companhia pretendia entrar no segmento de energia eólica, fora do seu estado de origem e que já havia recebido "algumas dezenas de ofertas" de locais interessados em receber eventuais parques eólicos da companhia.