A Companhia Paranaense de Energia (Copel) aumentou em 9,6% o fornecimento de energia elétrica aos clientes durante o ano de 2013. A empresa teve demanda de 27 mil gigawatts-hora (GWh) de energia, contra 24,6 mil GWh em 2012. Os dados foram divulgados pela própria Copel, em nota.
Segundo a empresa, houve "crescimento em todas as classes: residencial, rural, comercial e industrial". "A demanda energética também espelha o bom desempenho da indústria paranaense em 2013", disse o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, em entrevista publicada na Agência de Notícias do Paraná (AEN-PR) - órgão oficial de comunicação do governo do Paraná, o principal controlador da Copel.
O fornecimento de energia da Copel à classe industrial no Paraná cresceu 4,4% em 2013. A classe residencial consumiu 6.888 GWh, registrando variação de 5%, "em razão do crescimento de 3,9% na base de consumidores e da elevação do consumo médio no período, decorrente do aumento do nível de emprego e da renda. Ao final de 2013 esta classe era equivalente a 30,1% do mercado cativo da Copel, totalizando 3,32 milhões de consumidores residenciais. Somando todas as classes, o número de unidades consumidoras atendidas pela Copel no Paraná passou de 4,037 milhões para 4,181 milhões", diz o texto.