Pela nona vez em treze anos, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) foi a marca mais lembrada pelos paranaenses na pesquisa Top of Mind. Na categoria Grande Empresa, a companhia foi mencionada por 13,8% dos entrevistados. O índice é superior ao do ano passado (8,3%) quando a empresa também foi a mais lembrada e quatro vezes maior que o da segunda colocada, a Petrobrás, citada por 4,1% das pessoas ouvidas. A Copel também conquistou o título de "empresa em que os paranaenses mais gostariam de trabalhar", com 8,3%. Os resultados do Top of Mind Paraná 2007 foram divulgados nesta segunda-feira (26), pela revista gaúcha Amanhã e pelo Instituto Bonilha de Pesquisas, responsáveis pelo levantamento.
O Top of Mind ouviu mil paranaenses nos 22 maiores centros consumidores do estado, entre os dias 1.º e 10 de outubro, questionando qual a primeira marca que vem à cabeça do consumidor em diferentes categorias de produtos, serviços, comunicação e profissionais de mídia. Na categoria Jornal, a Gazeta do Povo foi novamente o veículo mais lembrado do estado.
Para o diretor-geral do Instituto Bonilha, Rogério Bonilha, a Petrobras que tem refinaria em Araucária e recentemente anunciou a descoberta da reserva gigante de Tupi repetiu seu segundo lugar na categoria Grande Empresa por conta da grande divulgação da auto-suficiência brasileira em petróleo. "A marca se fixou fortemente entre os paranaenses", diz Bonilha.
Prestadora de serviços públicos, a Sanepar aparece na oitava posição. Duas cooperativas Cocamar e Coamo aparecem entre as 14 grandes empresas mais lembradas. Um dos desempenhos mais expressivos foi o da rede de supermercados Muffato, mencionada por 1,9% dos entrevistados no ano passado, havia sido lembrada por apenas 0,5%.
Curiosidades
O levantamento tem alguns resultados curiosos. A Audi, que no ano passado deixou de produzir veículos no estado, é a quarta marca mais lembrada entre as grandes empresas, à frente de todas as outras montadoras do Paraná. Empresas paranaenses venceram categorias como Arroz (Zaeli), Café (Damasco), Computador (Positivo), Construtora (JL), Leite (Batavo), Móveis (Campo Largo) e Perfumaria (O Boticário), entre outras.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast