A Copel completa uma década na condição de marca mais lembrada pelos consumidores do Paraná. A revista Amanhã, em parceria com o Instituto Bonilha de Pesquisas, divulgou ontem o resultado da 14ª edição estadual do prêmio Top of Mind. O levantamento, que indica as marcas que não saem da cabeça dos paranaenses, mostra a companhia energética como a grande vencedora, pela décima vez consecutiva. Mesmo concorrendo com empresas nacionais e multinacionais, as marcas genuinamente paranaenses levaram 28 dos 66 prêmios (42%) nas categorias de produtos, serviços e profissionais de comunicação.
Além de ganhar a categoria mais importante do Top of Mind, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica foi citada como a empresa em que os paranaenses gostariam de trabalhar e lembrada como "empresa preocupada com os problemas sociais". "A boa classificação nessas categorias contribui para que a Copel seja lembrada como a grande empresa [do ano]", explica o diretor-geral do Instituto Bonilha, Rogério Bonilha.
Para o professor do Centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Hércules Florence, o resultado das marcas regionais paranaenses é bastante expressivo e reflete uma tendência. "As grandes marcas multinacionais que gritavam nos meios de comunicação tradicionais hoje concorrem com redes sociais e com blogueiros", avalia Florence. "Isso cria um movimento cada vez maior de regionalização, já que o contato com a marca local é mais íntimo e está presente no dia-a-dia. A proximidade cria uma tradição com respaldo e ninguém melhor do que uma marca regional para entender o que seu consumidor mais gosta", completa.
Capital
O resultado do Top of Mind Curitiba também foi divulgado ontem. A maioria dos moradores da capital citou o Jardim Botânico como ponto turístico, o Barigüi como parque público e o Guaíra como teatro. O shopping mais lembrado pelos curitibanos foi o Mueller e o Madalosso venceu na categoria restaurantes. No segmento de educação, o Bom Jesus ficou em primeiro lugar entre os colégios particulares, o curso Positivo, entre os pré-vestibulares e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi a faculdade privada vencedora.
Metodologia
Para definir quais são as marcas mais presentes na memória do paranaense, os responsáveis pelo Top of Mind fizeram mil entrevistas pessoais nos 22 maiores centros consumidores do estado. O universo da pesquisa é constituído por pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 18 anos, pertencentes a diferentes grupos socioeconômicos e de acordo com os dados demográficos do estado. Segundo os pesquisadores, o levantamento ocorreu entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2008. A margem de erro sobre os resultados obtidos é de 3,1% para mais ou para menos.
Serviço
O resultado completo do Top of Mind Paraná e do Top of Mind Curitiba pode ser conferido no encarte especial da edição atual da Revista Amanhã ou no site www.amanha.com.br/topofmindpr.