Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
El Paso

Copel esclarece compra de Usina Elétrica a Gás de Araucária

A assessoria de imprensa da Copel divulgou nota de esclarecimento sobre a possível compra pela Copel dos 60% de participação acionária da El Paso na Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA). O governador Roberto Requião vai ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para tratar da compra.

Leia a íntegra da nota de esclarecimento:

"Com relação ao noticiário do portal OndaRPC sobre as negociações para a compra, pela Copel, dos 60% de participação acionária da El Paso na UEGA – Usina Elétrica a Gás de Araucária, gostaríamos de oferecer algumas informações complementares para o correto entendimento do assunto.

"O Governo do Paraná e a Copel mantêm com a El Paso discussões em fôros judiciais e arbitrais, no Brasil e no exterior, em torno dos contratos relacionados à usina e também à aquisição da eletricidade produzida.

"A manutenção desse litígio, sem data certa para decisão definitiva, por si só já significa um pesado ônus para a Copel – e por extensão à sociedade, além de representar pesado risco empresarial para a Companhia.

"Um acordo nos termos do que vem sendo conduzido pela Copel e El Paso vai atender integralmente ao interesse público por solucionar um impasse que se arrasta há mais de três anos. Além disso, dará condições para que a usina, que nunca operou, possa receber as adequações necessárias e produzir eletricidade, gerando receitas à estatal.

"Empresarialmente, o risco da Copel vai cair significativamente, refletindo na cobrança de taxas menores na captação de recursos no mercado (spread) em eventuais operações futuras.

"Por fim, cumpre esclarecer que o protocolo de entendimentos firmado em 17 de fevereiro pela Copel com a El Paso objetivando a compra de sua participação no capital da UEGA está sob análise e deve gerar um acordo definitivo que tem previsão de ser assinado até o próximo dia 30 de abril."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.